Shiseido e Dolce & Gabbana encerram parcialmente seu contrato de licença
O grupo de cosméticos japonês Shiseido e a marca italiana Dolce & Gabbana vão encerrar parcialmente o contrato de licença que os une desde outubro de 2016 e contempla uma linha de cuidados com a pele, maquilagem e perfumes.
Esta mudança contratual deverá ocorrer em 31 de dezembro de 2021 para todos os segmentos de produtos e em todos os mercados, excluindo a França.
A Shiseido e a Beauté Prestige International (BPI), filial do grupo Shiseido responsável pelo segmento de perfumes, cuja sede está localizada em Paris, disse que apenas a licença francesa está sendonegociada a pedido da Dolce & Gabbana.
“A Beauty Prestige International está atualmente estudando uma proposta da Dolce & Gabbana para concluir as atividades de licenciamento realizadas na França até ao final do ano e continuar a produção e distribuição dos produtos Dolce & Gabbana Beauty à escala mundial por um período mínimo de doze meses a partir 1º de janeiro de 2022″, disse o grupo Shiseido em comunicado, destacando que estão em curso consultas com os colaboradores da Beauté Prestige International.
Esta mudança poderia permitir que a Shiseido se reorganizasse ainda mais, ou até eventualmente se separasse da sua atividade de perfumaria. Efetivamente, o grupo japonês revelou recentemente o seu plano estratégico para 2023. Um plano que visa nomeadamente uma reorientação para o segmento de cuidados com a pele, que deverá representar 80% das vendas do grupo dentro de dois anos. Neste sentido, de acordo com o jornal americano Woman’s Wear Daily, a Shiseido estaria mesmo considerando a possibilidade de se separar de certas marcas de maquiagem, como Laura Mercier ou Bare Minerals.
A Shiseido, cujos resultados de 2020 foram fortemente afetados pela crise, já assinou em fevereiro um acordo para vender o seu negócio de produtos de higiene e beleza de consumo de massa ao fundo de investimento CVC. Uma operação realizada através de uma transferência de ativos por 160 mil milhões de ienes (1,3 bilhão de euros).
Fonte: Fashion Network 05.05.2021