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Seda é case de iniciativa em prol da inclusão racial em cúpula global da ONU Mulheres

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Marca reafirma e comenta progresso seis meses após firmar compromissos públicos pró-inclusão, em novembro de 2020

Hoje, dia 25, acontece a Conferência Global da ONU Mulheres “Aliança Sem Estereótipos no Brasil”. O evento reúne um grupo diversificado que compartilha o objetivo comum de criar um mundo não-estereotipado por meio de publicidade e meios de comunicação. Na edição virtual deste ano, a discussão terá ênfase na forma como gênero e raça são representados na publicidade brasileira. E Seda, que tem uma agenda robusta de ações neste sentido, apresenta resultados das iniciativas aceleradas em 2020, envolvendo o lançamento de campanhas propositivas e produtos voltados para meninas negras, promovendo a diversidade.

O painel “Pesquisa TODXS – a (sub) representação da mulher na mídia brasileira”, será moderado por Ana Carolina Querino, Especialista de Programas da ONU Mulheres, e conta com a participação de Ana Paula Duarte, Diretora de Mídia e Marca da Unilever; Egnalda Cortês, fundadora e CEO da Cortes Assessoria; Cris Camargo, CEO, Interactive Advertising Bureau Brasil; e Djamila Ribeiro, filósofa, escritora, militante do feminismo interseccional, que aborda a importância da representatividade e ocupação dos espaços de mídia por mulheres negras.

“É uma honra representar a Unilever Brasil no Summit Global da ONU e dividir exemplos de quebra de estereótipos do Brasil para o mundo. Reflete o trabalho de muitos da empresa no real sentido de que “unidos fazemos o bem hoje, para um mundo melhor amanhã”, comemora Ana Paula Duarte, Diretora de mídia e marketing institucional da Unilever, que representa Seda e Unilever no painel.

Durante a conversa, Seda mostra os impactos de suas iniciativas realizadas em prol da inclusão racial, e comenta sobre progresso desde que firmou compromissos públicos em novembro de 2020. Como por exemplo, a campanha recente de Seda “Sonhos Incríveis Demais”, que impactou mais de 100 milhões de brasileiros na TV e no digital, além da jornada de conteúdo online da marca, nomeada “Planejando Meus Sonhos”, que engajou 2 milhões de meninas, incentivando-as a realizarem seus sonhos.

A campanha “Sonhos Incríveis Demais” contou a trajetória da Gabi Oliveira, ativista e comunicadora, em busca dos seus sonhos, abordando inclusive a importância da transição capilar em sua jornada. Ainda com Gabi, em uma cocriação, a marca desenvolveu a linha de produtos Seda CRESPOFORCE, com ingredientes e formulações específicas para endereçar as principais necessidades dos cabelos crespos, com uso recomendado também para crianças, reconhecendo a importância de oferecer produtos para os cuidados adequados às diferentes texturas de cabelos em todas as faixas etárias. Esse projeto que contou também com o envolvimento do coletivo de funcionários negros da Unilever, o Afrolever.

Dando continuidade aos compromissos de apoiar meninas a explorarem mais possibilidade com seus cabelos, assim como em suas trajetórias de vida, Seda engajou 2 milhões de meninas na jornada de conteúdo online “Planejando Meus Sonhos”, quatro vezes a meta originalmente estabelecida. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Plano de Menina, da jornalista Vivi Duarte, que ajuda a empoderar meninas em prol de uma sociedade mais igualitária. Como parte desta iniciativa, Seda também realizou 2.500 mentorias exclusivamente para apoiar meninas negras a se planejarem para realizarem seus sonhos, oferecendo novas oportunidades.

Paola Mello, Gerente Global de Seda, conta que um estudo feito pela marca recentemente mostrou que cerca de 80% das meninas têm sonhos, mas não sabem como tirá-los do papel. Além disso, 60% delas dizem estar frustradas em relação às perspectivas de futuro, o que se agravou com a pandemia da COVID-19.

“Nós, de Seda, queremos aumentar o alcance de nosso programa de impacto social e apoiar mais garotas a realizarem seus sonhos, sejam eles de entrar na faculdade, defender uma causa, ou até mesmo conseguir trabalhar com o que amam. Seda sempre teve a inclusão como um dos seus principais valores, sendo a primeira marca do mercado brasileiro a lançar linhas voltadas para os cabelos crespos e cacheados e a 1ª marca de cabelos do Brasil a conquistar o selo SIM À IGUALDADE RACIAL, conferido pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR). Temos um caminho grande a ser percorrido, mas estamos comprometidas a usar nossa escala e influência como agentes dessa transformação tão necessária”, conclui Paola.

Com uma atuação cada vez mais relevante junto a seus parceiros e buscando dar cada vez mais oportunidade a profissionais negros, as estratégias e produções de conteúdo de marca são gerenciadas pelo coletivo de publicitárias negras de Salvador, Asminas Marketing.

Este ano, a Cúpula acontecerá em formato virtual com duração de dois dias, incluindo sessões globais – em Nova York – e nacionais na África do Sul, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Índia, Japão, México, Quênia, Reino Unido e Turquia.

Informações:

Data da cúpula: 25/05

Horário: 16h até 16h40

Para assistir ao evento acesse o link (senha: Brazil2021)

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