Química Anastacio completa 80 anos com disposição para seguir jornada de crescimento

Entre as maiores da América Latina, distribuidora investe continuamente em áreas estratégicas
Por Estela Mendonça
Ao completar 80 anos, a Química Anastacio demonstra o mesmo vigor de seu fundador Frederico Krueder, que em 1941 inaugurou uma fábrica de glicerina na Vila Anastacio, na capital paulista, dando início ao negócio que hoje é reconhecido como uma das maiores distribuidoras químicas da América Latina.
O CEO Jan Félix Krueder atribui à estratégia de investimentos como a grande propulsora para que a Química Anastacio se mantenha na dianteira na distribuição de produtos químicos para 18 diferentes segmentos de mercado, organizados em três divisões: Beleza e Saúde, Nutrição e Processos Industriais.

Jan Félix Krueder, CEO da Química Anastacio
Segundo Krueder, nas duas últimas décadas, a empresa deu início a uma série de investimentos baseados em três pilares: tecnologia, infraestrutura e qualidade. “Em tecnologia, podemos destacar a estruturação de um time de mais de 20 pessoas em TI, trabalhando continuamente em melhorias sistêmicas, na implantação de um ERP completo e integrado, eliminando diversos sistemas ‘satélites’, e na introdução de um novo CRM”.
O foco em infraestrutura vem nitidamente melhorando a capilaridade da companhia nos últimos anos, como a inauguração de filiais nos estados de Santa Catarina (2005), Pernambuco (2009), Goiás (2017) e Rio Grande do Sul (2019). Os negócios internacionais também foram priorizados com a abertura no primeiro escritório fora do Brasil, em Xangai, na China (2011), e a abertura da Trading Anastacio Overseas (2016) e da primeira operação de distribuição no exterior: a Química Anastacio Argentina (2018).
Maior capacidade logística
Em 2020, ganhou forma a mais ambiciosa empreitada dos últimos anos, com a inauguração do maior centro de distribuição da empresa em Barueri (SP). A arquitetura 100% verticalizada duplicou a capacidade de armazenagem e triplicou a de recebimento e expedição, agregando 25 mil novas posições de pallets. A empresa também investiu recentemente na aquisição das áreas adjacentes à unidade de granéis na Vila Anastacio e na ampliação do parque de reatores, o que resultou no aumento da capacidade, velocidade e qualidade dos itens produzidos.

Capacidade duplicada com arquitetura verticalizada do novo CD
“Atualmente, atendemos nossos cerca 6 mil clientes diretos e 210 milhões indiretos, que são os brasileiros que de alguma forma utilizam nossos mais de 1 mil produtos de fornecedores de 62 países. Quando celebramos um novo marco atingido, já nos preparamos para o próximo. E assim pretendemos seguir nossa jornada dos próximos 80 anos”, comemora Krueder.
Salto de qualidade
No que se refere à qualidade, em 2020, a empresa também deu um grande salto com a construção de dois novos laboratórios, um de analise físico-química e outro de aplicação e a recertificação ISO e RSPO de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento. “Para os próximos anos, o objetivo é seguirmos continuamente investindo nesses três pilares [tecnologia, infraestrutura e qualidade], acreditando que as oportunidades de melhorias nessas áreas são inesgotáveis e não podemos perder o ritmo”, afirma.

Tecnologia, infraestrutura e qualidade