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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosClean Beauty Brasil adentro: Bioma Salon, idealizado pelo Grupo Laces, chega a Piracicaba

Clean Beauty Brasil adentro: Bioma Salon, idealizado pelo Grupo Laces, chega a Piracicaba

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Projeto inovador do Grupo Laces, nascido a partir do Laces and Hair, compartilha e multiplica a filosofia prática da beleza consciente por meio de salões sustentáveis e licenciados.

Compartilhar, transformar, cuidar, agregar e crescer. Esses 5 verbos estão entrando para o vocabulário da beleza por meio da filosofia ativa do Grupo Laces, do qual fazem parte os salõesLaces and Hair, criados pelos empresários Cris Dios e Itamar Cechetto. Pioneiros, há 34 anos eles praticam o que ainda hoje é considerado novidade por muitos: o conceito de beleza limpa, natural e sustentável. “Eu me lembro de uma vez, cerca de 10 anos atrás, em que viajamos centenas de quilômetros para dar uma palestra sobre sustentabilidade para o mercado de beleza. Sabe quantas pessoas nos ouviram? Duas. Mas falamos para elas mesmo assim e com muita motivação”, conta Itamar, CEO do Grupo Laces durante um papo no Bioma Salon | Valéria Alleoni, salão recém-inaugurado em Piracicaba.

Compartilhar

Itamar se referia a outros tempos. Hoje, em 2021, é possível que um salão de beleza se chame Bioma (termo que se refere à natureza agrupada) sem que isso cause estranhamento. A saber: bioma deriva do grego — bio é vida, oma é grupo. E o projeto Bioma Salon é um formato de negócio inovador, de licenciamento, que leva a filosofia prática de sustentabilidade e clean beauty do Grupo Laces para o interior do Brasil a partir do compartilhamento do DNA do hair spa Laces and Hair, referência em beleza consciente no país. Entenda por isso produtos naturais próprios, técnicas de aplicação exclusivas, com efeitos comprovados e oferecidas em ambientes coerentes com a proposta — ou seja, com muita luz natural, materiais e decoração upcycling. O primeiro Bioma Salon foi aberto essa semana em Piracicaba, interior de São Paulo, e leva ainda o nome de sua proprietária, a cabeleireira Valéria Alleoni.

Transformar

Já são mais de 30 anos que Valéria Alleoni é cabeleireira e empresária na cidade. Com seu antigo salão ela criou dois filho formados em publicidade e acompanhou gerações de mulheres piracicabanas. Atenta, observou que a geração mais nova de clientes aderia cada vez mais ao veganismo e, por isso, estava em busca de produtos e tratamentos gentis com o meio ambiente. “Criei até um cantinho especial para elas no meu salão anterior. Ao ir em busca de atender os desejos e causas delas, netas das minhas primeiras clientes, fui conhecendo esse mercado e me encantando cada vez mais”, conta. E eis que no melhor estilo #SuaIdade, Valéria, 50+, decidiu transformar a vida dela e de suas clientes. “Meu filho me apresentou a proposta do Bioma e entendi que era hora de transformar”, diz. O primeiro Bioma Sallon do Brasil é dela e fica em uma casa original de 1931, na principal rua de Piracicaba.

Cuidar

A mudança também está presente na mente de toda a equipe do novo salão. “Nós voltamos para a sala de aula para aprender novas técnicas e trazer muitas novidades”, afirma Valéria Alleoni. Dentro do projeto de licença do Bioma Salon, entender a filosofia prática do Laces é crucial. As aulas trazem noções de biocosmética, cosmetologia, avaliação capilar e do couro cabeludo , além de técnicas de aplicação dos rituais de cuidado mais famosos do Grupo, como o Booster pro*, Multivitaminas, Hidromineral, Nutrição Detox, Velaterapia e Corte bordado. Cris Dios, fundadora do Laces e hair expert, é quem coordena o conteúdo dessas aulas. “Foi tão bom ver que dá para cuidar da beleza sem descuidar do meio-ambiente”, diz Valéria. “Estamos na beira de um rio que dá peixe, que é servido na brasa nos bares da cidade. Temos que cuidar de nós e do mundo”, completa.

Agregar

No dia da inauguração do Bioma Salon | Valéria Alleoni , 23 de setembro, o clima era aquele de boas-novas  — algo raro nesse último um ano e meio. Mulheres de diferentes idades se mostravam prontas para aderir aos tratamentos de sucesso do Laces, empolgadas para experimentar o novo, trazido pelas mãos de quem elas confiam seus cabelos por anos. Agregar conhecimento a profissionais reverenciados é uma das boas práticas do formato Bioma Salon, que converte salões existentes em salões de ponta. O segundo endereço será em Aracaju. De forma gratuita, os salões interessados podem se inscrever para a conversão e, além das vantagens já citadas, os parceiros poderão, por exemplo, fazer “residência” em mais de 40 países, seja em coloração, corte ou mesmo em aumento de vendas. O Grupo Laces agrega com know-how, reconhecimento, com as diretrizes do design  de ambiente consciente. Lembrando que eles foram os escolhidos para  apadrinhar a primeira flagship da marca norte-americana Aveda da América Latina.

Crescer

Treinamento em crescimento de vendas e possibilidades de operar no e-commerce do Grupo, o Slow Beauty, também fazem parte da parceria com o Laces e da licença do Bioma Salon.  É interessante ver que a proposta do Grupo chega ao interior, em lugares que o crescimento planejado e gentil com o meio ambiente é uma alternativa real e próspera — nas capitais, a única possibilidade é “sanar os erros cometidos” ou “remediar”. Crescer dentro das diretrizes conscientes é uma vantagem para todos os envolvidos. E tem mais. Segundo Itamar Cechetto, o mercado global de beleza, de acordo com a Mintel, uma importante empresa de pesquisas, vai chegar em 2023 próximo a 800 bilhões de dólares. “O mercado de consumo consciente ainda representa menos de 3% deste montante, com um valor aproximado de 23 bilhões de dólares. Certamente o nosso projeto Bioma Salon irá ajudar a fazer a conversão do mercado convencional para o sustentável”, diz. Afinal de contas, não existe outra forma de crescimento possível em 2021. Existe?

 

Fonte: Vogue 11. 10. 2021

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