O feito foi alcançado graças aos consumidores que enviaram suas embalagens às lojas da Natura, empresa reconhecida por suas práticas em prol do Meio Ambiente
A TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, e a Natura, empresa que incluiu o programa de logística reversa às suas práticas sustentáveis, acabam de anunciar uma grande conquista em prol do meio ambiente: a coleta de mais de 20 toneladas de embalagens de cosméticos.
A gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, Renata Ross, celebra o resultado da parceria e destaca a força de cada um em prol de um mundo melhor. “O consumidor tem um papel de extrema relevância em relação às questões socioambientais Ao participar ativamente de iniciativas como essa, deixa claro seu protagonismo e preferências por marcas e empresas que adotam uma agenda sustentável”, comenta a executiva.
Os materiais coletados passarão por um processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos. As embalagens são separadas entre plástico, vidro e papel e cada item é encaminhado para as plantas de processamento. Os plásticos passam pelas etapas de moagem, micronização, ou trituração e extrusão, que é o derretimento e a moldagem no formato de espaguetes. Após esse processo, os espaguetes são cortados, formando grãos, chamados de pellets, a nova matéria-prima que será reintroduzida na cadeia para fabricação de objetos diversos.
Para motivar a participação das pessoas, o programa oferece facilidades e vantagens. Além de recolher embalagens de cosméticos do grupo Natura &Co (Natura, The Body Shop, Avon, Aesop) também aceita embalagens de cosméticos de outras marcas, sendo que o descarte pode ser realizado em uma das diversas lojas físicas da Natura espalhadas pelo Brasil (pontos de coleta).