As mulheres são a base da beleza
Está na hora dos homens no negócio entrarem em ação
Os produtos de higiene pessoal são para todos, mas não há dúvida de que a maior parte dos cosméticos e produtos de beleza são comercializados para as mulheres. É por isso que é tão encorajador ver cada vez mais mulheres empreendedoras lançarem marcas pessoais, fazendo produtos para mulheres que também são desenvolvidos por mulheres.
Nossa indústria fez muitos progressos na abertura de portas para empresas de propriedade e lideradas por mulheres. Alguns anos atrás, um estudo da LedBetter descobriu que os cuidados pessoais eram a indústria líder em representação executiva feminina. Infelizmente, ainda há trabalho a fazer, pois essa porcentagem ainda era de míseros 29%.
Podemos fazer melhor. É hora de investidores, colegas, fornecedores, fabricantes, equipes jurídicas e outros da indústria de cosméticos intensificarem e criarem um ambiente que não apenas permita, mas realmente incentive as mulheres a prosperar.
Depois de uma década vendo o trabalho de tantas mulheres desenvolvendo suas próprias marcas e produtos, é possível apreciar sua extrema dedicação, criatividade e espírito de luta. As mulheres não apenas construíram essa indústria a partir do zero, mas muitas vezes são as que lideram as inovações revolucionárias.
Em 1908, Madame C.J. Walker abriu uma fábrica que desenvolvia produtos capilares especializados para mulheres afro-americanas, juntamente com uma escola de beleza. Devido ao marketing inteligente e um modelo de negócios inventivo, onde os “culturistas de cabelos” treinados por Walker dobravam como sua força de vendas, ela se tornou a primeira milionária da América. Ela também empregou milhares de mulheres marginalizadas, permitindo que elas ganhassem bem e investissem dinheiro de volta em suas economias locais.
Na mesma época, Coco Chanel, Elizabeth Arden e Helena Rubinstein estavam se destacando no mundo das fragrâncias e da moda. Cada uma delas mostrou incrível perspicácia nos negócios, usando estratégias inovadoras como endossos de celebridades, amostras grátis, investimentos inteligentes e preços de valor percebido para lançar suas respectivas marcas na estratosfera da cultura pop.
Na verdade, analisando a área de cuidados pessoais, é mais difícil encontrar homens que fizeram história do que líderes femininas poderosas.
A tendência continua hoje. Kate Somerville, Pat McGrath, Emily Weiss, Tracee Ellis Ross, Taraji P. Henson, Tiffany Masterson e inúmeras outras estão desenvolvendo produtos e plataformas que dão às mulheres as opções que elas desejam. O modelo centrado na mulher, juntamente com uma liderança inteligente e uma nova perspectiva, provou ser uma fórmula de grande sucesso.
Em suma, sem fundadoras do sexo feminino, a indústria de cuidados pessoais seria um espaço completamente diferente. Os homens que capitalizam essas tendências fariam bem em reconhecer a contribuição das mulheres, mas é preciso ir além disso. Em vez de repassar banalidades e encorajamento entusiástico, precisamos participar de ações significativas que mudem a cultura do mundo dos negócios em que operamos.
Muitas organizações defendem da boca para fora a ideia de apoiar as mulheres na indústria de cuidados pessoais, mas poucas disponibilizam o capital para ajudá-las a ter sucesso. Mesmo no ponto mais alto, apenas 2,8% dos fundos de capital de risco foram para fundadoras do sexo feminino, e esse número caiu no ano passado.
Como indústria, devemos ser os primeiros a intensificar e colocar dólares em negócios de propriedade de mulheres. Isso não só impacta na mudança real, como as mulheres empreendedoras são uma grande aposta. As empresas pertencentes a mulheres têm maior desempenho financeiro, maior chance de sucesso e maior inovação e uma maior compreensão das necessidades dos clientes, de acordo com o National Women’s Business Council. Sem mencionar que as empresas pertencentes a mulheres contribuem com mais de US$ 1,4 trilhão em vendas.
Os homens também podem fazer melhor em acreditar e encorajar fundadoras do sexo feminino, onde quer que estejam em sua jornada. A orientação de colegas causa um impacto significativo nos novos empresários. Os empresários com um mentor têm duas vezes mais chances de sobreviver após a marca de cinco anos do que aqueles sem um. Apoiar e orientar, sem tentar tirar a perspectiva e as ideias únicas que tornam as mulheres empreendedoras tão boas no que fazem, é uma ótima maneira de dar a mais mulheres um lugar à mesa.
Finalmente, podemos fazer mais para ampliar os negócios de propriedade de mulheres. Se mais homens em posições de poder republicassem artigos escritos por suas contrapartes femininas, oferecessem oportunidades de colaboração e tratassem as mulheres com respeito e justiça na força de trabalho, haveria mulheres mais poderosas para fazer o mesmo.
As mulheres não precisam de homens para serem bem-sucedidas na indústria da beleza – elas estão, francamente, indo muito bem sozinhas. Isso não significa os homens não possam, ou não devam, fazer tudo o que puderem para garantir que os avanços que as mulheres deram continuem em uma tendência ascendente.
Fonte: Beauty Matter 29.01.2022