Capturar e traduzir insights do cotidiano dos consumidores para trazer à tona uma das mais poderosas forças de influência para enxergar a vida, a cor, é uma jornada das mais árduas e fascinantes à qual a Sensient Cosmetic Technologies, referência internacional na criação de cores de alta pureza e qualidade, propõe-se a desvendar anualmente. Por isso é que, depois de mergulhar em todos os movimentos de mais um ano atípico, elegeu Radiant Pink a cor do ano 2022, em parceria com a Beautystreams, um dos mais renomados bureaus globais de tendências em beleza.
Em 2021, a cor eleita pela empresa foi a Rising Orange, que inspirava otimismo e energia para novos recomeços, num período de muitas incertezas causadas pela pandemia. Já em 2022, a cor Radiant Pink é lançada no momento em que já se foram dois anos de grande estresse emocional e chega para inspirar as pessoas a redescobrirem a beleza da vida através da volta das interações pessoais com segurança. “Os tons rosa alaranjados dessa cor evocam o calor e o conforto do companheirismo, daquele abraço quente que nos nutre e mima, enquanto o brilho cintilante dourado emana sensações de alegria. É uma cor que incorpora um estado de espírito acolhedor e, ao mesmo tempo, feliz e positivo, que todos estamos tentando redescobrir juntos”, descreve Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient.
Por que Radiant Pink
Fernanda explica que, para se chegar à cor do ano Radiant Pink, foi preciso entender as macrotendências e quais são as forças que estão impactando a maneira de consumir das pessoas e os fatos que levam a possíveis mudanças de consumo. “A pandemia transformou a maneira como as pessoas se relacionam. A gente parou de socializar, de interagir fisicamente uns com os outros. E a privação do contato físico, imposta por limites pessoais e protocolos de distanciamento social, se tornou uma fonte de estresse pelo medo de contaminação. Essa falta de “toque humano” acabou agravando os sentimentos de ansiedade, abandono e depressão”.
Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient
À medida que o mundo reabre lentamente e essa privação de toque vai sendo afrouxada, a cor Radiant Pink inspira as pessoas a se encontrarem pessoalmente e as convida a redescobrirem o poder curativo do contato humano. “É por meio de um aperto de mão, de um beijo de saudação ou de um abraço afetuoso que a gente estabelece elos de carinho e de confiança”, diz.
“Entre tantas as lições trazidas pela pandemia, uma das principais para o equilíbrio da nossa saúde física e mental, é o entendimento de que nós não podemos ser felizes sem contato físico. Por isso, Radiant Pink nos convida a retomar o convívio humano de forma próxima e segura”, reforça.
Paleta 2022
Também em parceria com o Beautystreams, a Sensient elegeu uma paleta de cores que harmonizam com a Radiant Pink. Fernanda explica que se trata de uma combinação de tons de rosa e âmbar que inspiram sensações transmitidas pelo contato humano, como carinho e acolhimento, aliviam o estresse e trazem bem-estar. “Cada cor foi escolhida por suas propriedades calmantes e acolhedoras, pois a paleta canaliza a sensação de ser querido e cuidado”.
As cores da paleta podem ser usadas em várias aplicações cosméticas para o rosto, incluindo olhos, lábios e bochechas. Seguindo a tendência de maquiagem híbrida, essas tonalidades oferecem tanto cor como sensação de cuidado com a pele, priorizando um look mais natural. “É uma beleza fresca, como a face ruborizada que você tem quando acaba de treinar ou sair do banho, seguindo a tendência ‘makeup no makeup’, que se refere muito mais ao disfarce de pequenas imperfeições e um toque cor para trazer aquele ar saudável”.
Tanto a base como o blush, por exemplo, devem proporcionar um rosto radiante, uma aparência de pele fresca e saudável, ao mesmo tempo em que oferecem texturas leves, agradáveis e ingredientes de tratamento. Os produtos para lábios também seguem a linha híbrida, proporcionando a hidratação de um lip balm, mas com a cobertura de um batom.
As sombras ganham um acabamento brilhante que desperta e ilumina os olhos, além de aplicação fácil e difusa com a ponta dos dedos para aumentar a experiência sensorial. Já a unhas ganham luminosidade, usando a aconchegante e confortável cor Radiant Pink e os tons âmbar dourados da paleta. A Sensient também aposta na valorização dos tons naturais no cabelo, de fácil manutenção, com loiros e marrons âmbar. E para os que preferem cores mais vivas e ousadas, a sugestão são “duos” formados por bases acinzentadas e neutras com nuances de Radiant Pink ou outra cor integrante da paleta de cores.
Vale também ressaltar que tanto a Radiant Pink como sua paleta de cores combinam com todos os tons pele, atendendo a tendência global de diversidade e inclusão.
Como parte da consultoria de marketing e técnica, a Sensient também criou diversas formulações usando a Radiant Pink e sua respectiva paleta de cores. Além disso, promoveu um webinar que explica todo processo de escolha da cor, além das tendências e as variadas aplicações. “O que oferecemos com o lançamento de Radiant Pink é a possibilidade de inspirar as marcas a criarem cosméticos inovadores a partir das cores que serão marcantes para o consumidor”.
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