Executiva tem vasta experiência em Supply Chain e Manufatura nos segmentos de cosméticos e cuidados pessoais
A Beiersdorf, holding alemã proprietária das marcas NIVEA e Eucerin, anuncia a nova diretora para sua fábrica localizada em Itatiba (SP). Juliana Torres, executiva com mais de 20 anos de experiência em cosméticos, produtos de consumo e gestão de grandes fábricas, é a segunda mulher a assumir a direção da unidade fabril da companhia no País, anteriormente ocupada por Camila Pacheco, que agora segue na companhia na função de VP da Cadeia de Suprimentos da América Latina. A nova diretora chegou à Beiersdorf em dezembro de 2021 para a liderar uma equipe de cerca de 300 pessoas e sete linhas de produção da companhia.
Formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, Juliana sempre desejou atuar na indústria de cosméticos: “fui muito bem recebida e senti uma atenção genuína para me integrar no dia a dia. Além do grande valor humano, a Beiersdorf impressiona pelo cuidado e qualidade dos produtos e organização”. Liderar plantas não é novidade para Juliana: foram quase seis anos à frente de duas unidades de cuidados pessoais em uma multinacional. “Estar à frente de uma fábrica é um desafio grande, mas é importante ter empatia e pensar como todos reagirão ao que eu estou fazendo, é usar a minha influência para que os impactos sejam os melhores possíveis”, diz.
Antes de ingressar na BDF, Juliana passou 18 anos na Unilever, onde começou como trainee e passou por áreas como qualidade, engenharia, inovação, tecnologia, operação e planejamento. Esteve à frente da manufatura na fábrica da companhia em Vinhedo com foco em cuidados pessoais, e dirigiu a planta em Aguaí, produzindo desodorantes aerossóis e home care líquidos. Iniciou a sua carreira na Natura como trainee de pesquisa e desenvolvimento de skin care. “Meu propósito é guiar as pessoas para que tenham dias inesquecíveis em suas trajetórias, como alguns que eu já tive. Busco constantemente mostrar e facilitar os bons caminhos que vejo”, comenta Juliana.
Sustentabilidade na fabricação
Além de gerir uma grande equipe, Juliana assume o compromisso de dar continuidade à Agenda de Sustentabilidade estabelecida pela Beiersdorf em 2020. Até 2025, a companhia reforça o comprometimento com algumas iniciativas para:
· reduzir 50% do uso de plástico fóssil virgem, os plásticos novos, derivados de petróleo; · usar 30% de material reciclado nas embalagens; · que 100% das embalagens serão passíveis de refis, recicláveis.
A redução e compensação da emissão de carbono em toda a cadeia, a economia circular dos recursos, o uso sustentável dos recursos da terra e a preservação dos recursos aquáticos são prioridades. A Beiersdorf tem a meta de redução da emissão de gases de efeito estufa em 30% em toda a cadeia até 2025 e a neutralização das emissões até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos de carbono.
Alguns projetos já estão em andamento e dando excelentes resultados: a linha de sabonetes líquidos NIVEA, por exemplo, conta com a opção de embalagem econômica, o que garante a redução de 76% do uso de plástico e se apresenta como uma opção mais sustentável para os consumidores.
Histórico positivo
Inaugurada em 2003 em Itatiba, a fábrica da Beiersdorf é responsável por grande parte dos produtos das marcas NIVEA e Eucerin consumidos no Brasil. Desde 2019, a planta mais do que duplicou a sua capacidade produtiva com investimento de R$ 300 milhões.
Apesar da crise impulsionada pela pandemia da COVID-19, a fábrica da Beiersdorf no Brasil encerrou 2021 com cerca de 190 milhões de unidades produzidas em suas linhas de produtos NIVEA. A planta ainda registrou índices de excelência: 98,5% de nível de serviço, 81,5% de eficiência de produção e a marca de 6 anos sem acidentes de trabalho.