Peptídeos de colágeno – biomoléculas essenciais ao organismo
- Written by: Janaina
Presentes em diversos suplementos, os peptídeos são extremamente benéficos ao corpo, sendo melhor absorvidos que o colágeno natural
Componente que constitui cerca de 30% da proteína corporal, o colágeno está presente em diversas partes do corpo e é responsável por dar elasticidade, estrutura e firmeza à pele. Apesar de ser produzido pelo organismo, com o passar do tempo essa capacidade é naturalmente reduzida em cerca de 1,5% ao ano. Daí a importância dos suplementos com peptídeos de colágeno.
COMO SÃO FORMADOS OS PEPTÍDEOS DE COLÁGENO
Para formar os peptídeos, o colágeno nativo passa por um processo que o reduz e o transforma em colágeno hidrolisado. Em seguida, o colágeno passa por mais uma etapa, que diminui ainda mais seu tamanho molecular, resultando nos minúsculos peptídeos. Enquanto o colágeno in natura é bem maior e apenas uma pequena parte é absorvida pelo organismo, com os peptídeos de colágeno a absorção é facilitada.
PEPTÍDEOS PARA OS CABELOS
Por sofrer com poluição, secador, agentes químicos e outras agressões diárias, além do envelhecimento natural, o cabelo também necessita de peptídeos de colágeno. Composto por aminoácidos e ativos como serina, treonina e tirosina, o colágeno é um excelente aliado para fortalecer os fios de cabelo, ampliar a espessura, auxiliar na hidratação e proporcionar um crescimento saudável.
PEPTÍDEOS PARA A PELE
Com o passar dos anos, devido à redução da produção de colágeno pelo organismo, começam a surgir na pele as primeiras rugas e linhas de expressão. Além disso, aumenta a sensibilidade da pele e diminui sua resistência ao sol, frio e produtos químicos. Para ajudar a reduzir esses sintomas e melhorar a saúde e aparência da pele, os suplementos e dermocosméticos com peptídeos de colágeno são essenciais.
OUTROS BENEFÍCIOS AO CORPO HUMANO
Além das vantagens citadas anteriormente para o cabelo e a pele, os peptídeos de colágeno ajudam no combate à perda de massa muscular, auxiliam na melhora da saúde intestinal, contribuem com a regeneração de cartilagens e são extremamente benéficos em outras partes do corpo, como tendões, articulações, ossos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.
Fonte: TalkScience 22.03.2022