Segmentos de mercado super variados apostam na tecnologia para oferecer opções exclusivas, criadas sob medida para cada consumidor, confirmando que a tendência do tailor made veio pra ficar
Questionários interativos, algoritmos e inteligência artificial hoje facilitam e possibilitam que a experiência de compra ganhe novo sentido. Para quem busca um produto personalizado – que pode ser desde um shampoo feito para seu cabelo até uma consultoria de design para um ambiente de sua casa – o consumidor já pode contar com algumas opções online, onde ele precisa participar efetivamente da criação para conseguir ter um resultado especial, de acordo com suas preferências.
Pioneira na personalização de produtos para cuidados capilares no país, a startup MeuQ comemora seu sucesso entre as consumidoras brasileiras, que costumam ser bastante exigentes quando se trata de cuidados com as madeixas. Prova disso são os bons resultados ao longo de seus dois anos de atuação, conquistados não apenas pelas inovações no próprio conceito da marca como também pela capacidade de rápida adaptação dos sócios Pedro Nunes e Dimitri Ribeiro diante do cenário imposto pela pandemia.
A marca já produziu mais de cem mil fórmulas, que foram entregues em todas as regiões brasileiras desde sua fundação. E segue em plena expansão, com ampliação de seu portfólio. Recentemente, a beauty tech lançou a edição especial Q de Outono para corrigir os danos do verão nos cabelos e protegê-los para entrarem no inverno ainda mais saudáveis e bonitos. O produto oferece um tratamento de alta performance com benefícios para enfrentar essa transição de estação de forma prática. Suas fórmulas têm propriedades antifrizz, proteção térmica e fechamento de cutículas para suprir as necessidades da estação. “Investimos nessa edição especial pois a chegada do outono é um dos momentos de maior importância no âmbito do cuidado capilar, além de ser uma época excelente para investir na recuperação dos fios danificados”, acrescenta.
Benefícios da personalização
Além de ser uma tendência de mercado, a personalização possibilita que o consumidor consiga um produto com mais performance do que os convencionais de prateleira, pois são feitos para as características capilares, necessidades e preferências de cada um. Também entrega maior adaptabilidade, já que as fórmulas podem ser trocadas quando necessário para se adequarem às transformações do cabelo, rotina e clima de cada pessoa. Para as empresas, é mais uma maneira de estreitar bastante as relações com seus clientes e proporcionar algo muito valioso para qualquer marca – por se tratar de algo tão personalizado, o acesso a dados pessoais e muito específicos de cada cliente, permite que seja traçado um quadro mais claro das necessidades e interesses dos consumidores com mais dinheiro disponível para gastar, por exemplo.