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Clinique lança projeto Metaverse Like Us

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Conheça o projeto Metaverse Like Us, inciativa da marca de beleza que tem como objetivo chamar a atenção para as lacunas de diversidade e inclusão no metaverso

A Clinique está dando makeovers glamorosos na foto de perfil em formato de NFTs (ou PFP, sigla para profile Picture). A inciativa é parte do segundo projeto de NFT da marca de beleza, que tem como objetivo chamar a atenção para as lacunas de diversidade e inclusão no metaverso.

Durante três meses, a marca de cosméticos mandará, mensalmente e aleatoriamente por airdrop, NFTs para 1.968 detentores de NFTs de Pessoas Não Fungíveis (avatares hiper-realistas em 3D). As pessoas que receberem um NFT da Clinique devem optar por “queimá-lo” para verem a revelação do ritual de skincare e o look de maquiagem, que, então, será aplicado em seu PFP ou foto de perfil e avatar.

Para isso, a Clinique convocou beauty artists como Tess Daly, Sheika Daley e Emira D’spain para criarem dois looks – um mais conceitual e outro mais prático. Os looks conceituais serão mais raros: são apenas 10% de cada um dos três drops.

O projeto, chamado “Metaverse Like Us”, é, em parte, uma resposta à pesquisa de que 20% dos usuários e criadores do metaverso são mulheres; menos de 16% de todos os artistas de NFT são mulheres; e NFTs de avatares não-brancos e com deficiência valem 50% a menos do que avatares brancos. A coleção Non-Fungible People (ou NFP) é composta por 10.000 avatares femininos e avatares não-binários, 60% dos quais são pessoas não-brancas.

“Esse movimento é sobre como criar mais inclusão e representatividade inclusiva no metaverso. Queríamos ser uma marca mais proativa ao definir o caminho para as plataformas sociais”, diz Carolyn Dawkins, vice-presidente sênior de marketing global, análise e online da Clinique. “Os colaboradores artísticos também foram escolhidos por sua capacidade de desafiar os padrões de beleza e defender a individualidade”, explica.

O projeto reflete alguns temas emergentes dentro do espaço branded de NFT: é um esforço para priorizar a diversidade digital e a capacidade de “vestir” NFTs PFP, dos quais os mais populares incluem Bored Apes, Cryptopunks e World of Women. Mais recentemente, a Nyx Professional Makeup fez uma parceria com a nova agência People of Crypto em uma coleção NFT não-binária e um evento Pride na plataforma imobiliária digital The Sandbox. A Daz3D, agência de conteúdo e design 3D, se uniu ao Institute of Digital Fashion (IoDF) em um projeto para criar um avatar não-binário bigodudo baseado na cofundadora da IoDF Catty Tay. A outra cofundadora do IoDF Leanne Elliot Young disse à Vogue Business que adicionar algo como um bigode a um avatar feminino deveria ser algo simples, mas muitas vezes o software vem com um viés embutido.

O projeto será divulgado nas contas Discord e Twitter da NFP, que somam cerca de 50 mil seguidores, além dos canais digitais da Clinique (não possui Discord). “Ao comunicar o projeto para fora da comunidade que já possui um NFP PFP, a esperança é que ele também possa ajudar a atrair clientes da Clinique que são novos no espaço”, diz Roxanne Iyer, vice-presidente de engajamento global do consumidor da Clinique. Embora os NFTs sejam gratuitos, o e-commerce da Clinique listará cada produto usado nos looks para que os clientes possam comprá-los.

 

 

 

 

Fonte: Vogue 08.06.2022

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