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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosFalta de matéria-prima ainda atinge o mercado de beleza

Falta de matéria-prima ainda atinge o mercado de beleza

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O último levantamento da Confederação Nacional da Industria (CNI), divulgado informou que sete em cada dez indústrias apresentam dificuldade para adquirir insumos e matérias-primas.

De acordo com o levantamento, as dificuldades de aquisição ocorrem tanto na importação do exterior quanto no mercado interno. Em 2022, a busca por alternativas em componentes (matérias-primas e embalagens) se tornou prioridade para os fabricantes de produtos acabados e de insumos.

A indústria de dermocosméticos também sofre com as faltas de ativos e embalagens que são importados e que hoje pode levar cerca de 120 dias para chegar no território nacional. Tudo começou com a pandemia, os motivos informados pelos fornecedores são diversos: dificuldade para encontrar e comprar insumos, demora das importações por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, e cargas direcionadas para o “Canal Vermelho” (local onde a carga passa por uma conferência minuciosa dos documentos e da mercadoria).

A Dermatusespecializada na manipulação de formulações de uso tópico e no desenvolvimento de dermocosméticos, é um exemplo de vivenciar a falta de matéria-prima e embalagens para a fabricação de seus produtos. Este ano, em especial os insumos encomendados há mais de 90 dias, como: Aromatic Mandarim, Crotix (Tetraesterarato de pentaeritritil), entre outros ainda não chegaram. São ativos “base” que servem para a formulação de diversos dermocosméticos e que sem esses componentes interrompem a cadeia da formulação do produto que vai alterar o hábito do consumidor final. “Além disso, são insumos que não podemos trabalhar com estoque alto porque tem um período de validade curto. Por exemplo, temos produto que leva 32 matérias-primas diferentes, se falta um componente temos que retirar o produto de circulação. Para evitar prejuízos e garantir as compras temos que manter o alinhamento do setor de suprimentos com a área técnica da empresa para sermos assertivos das reais necessidades comerciais, já prevendo um “lead time alto” (prazo de entrega alto)”, informa a diretora de marketing da Dermatus Claudia Souza.

Segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo — entram aí de cosméticos para cabelo e pele a perfumes e produtos para higiene bucal. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão (os dados são de um relatório de 2019).

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