O relatório analisa dados sobre os impactos da pandemia no mercado brasileiro de cuidados com os cabelos e as principais mudanças nos padrões de comportamento do consumidor
A pandemia de coronavírus impactou profundamente as mais diversas estruturas organizacionais, desde interrupções na cadeia de suprimentos até a aceleração da economia global de bem-estar, a mudança para o digital e o comportamento do consumidor. A partir desse contexto, a plataforma de insights BEAUTYSTREAMS, referência global da indústria da beleza, acaba de lançar um dos maiores reports sobre o mercado de Hair Care Brasileiro, o Brasil: Hair Care Market – Spotlight Data Insights. A pesquisa foi feita em parceria com a JustForYou, maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina, com base nas estatísticas do questionário de personalização da marca, e levou em consideração informações de 2 milhões de perfis de usuários únicos de janeiro de 2020 a dezembro de 2021.
Com a proposta de analisar os impactos do Covid-19 no mercado brasileiro de cuidados com os cabelos, o relatório sinaliza as principais mudanças nos padrões de comportamento do consumidor e os indicadores do setor para desenvolvimento de produtos. Além disso, a pesquisa mapeia oportunidades atuais e futuras para o mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil, que é o quarto maior do mundo e, segundo o Statista, deve crescer 6,58% anualmente (CAGR 2022-2026) no segmento de cuidados com os cabelos.
“A redução de gastos discricionários, inflação, distanciamento social e restrições de bloqueio alteraram o comportamento do consumidor e transformaram suas prioridades, assim como a abordagem à saúde. Neste relatório, exploramos as implicações de longo alcance da pandemia especificamente no mercado brasileiro de cuidados com os cabelos, analisando como a pandemia moldou e continua a informar tendências e hábitos dos consumidores”, avalia a Diretora Global de Parcerias da BEAUTYSTREAMS, Fernanda Pigatto.
Para o desenvolvimento da pesquisa, a JustForYou, que é pioneira na área de beleza e uma das primeiras empresas a lançar cuidados capilares personalizados no mercado brasileiro, ofereceu dados quantitativos, enquanto a BEAUTYSTREAMS forneceu análise do setor de beleza do ponto de vista qualitativo. Dessa forma, o documento reúne análises sobre as mudanças no comportamento do consumidor a curto prazo em pontos de dados, incluindo cabelo, dieta, níveis de estresse e condicionamento físico, juntamente com outros fatores ambientais e sociais que afetam o bem-estar geral.
“A inteligência artificial que desenvolvemos é única no Brasil e, além de nos permitir desenvolver fórmulas sob medida para cada pessoa com base em seus perfis individuais, é uma ferramenta essencial para analisar os hábitos e desejos dos consumidores e mapear oportunidades de mercado mais assertivas. A parceria com a BEAUTYSTREAMS, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo do nosso segmento, vem para consolidar o papel da JustForYou como uma marca nativa digital que contribui com todo o ecossistema D2C no Brasil, trazendo dados e novas propostas business to business”, destaca Caio de Santi, CEO da empresa.
Tendências mapeadas
Entre as oportunidades de mercado identificadas no relatório está o crescimento na busca por práticas de autocuidado e bem-estar pelos consumidores, que se traduz na alta demanda por produtos saudáveis e individualizados. Para contemplar a demografia brasileira de 213 milhões de pessoas, com grande variedade de tipos de cabelos, as marcas deverão priorizar formulações personalizadas e multifuncionais, rotinas caseiras de cuidados com os cabelos e cosméticos livres de produtos químicos que têm um baixo impacto ambiental e na saúde.
Até 2025 o segmento brasileiro de cuidados com os cabelos deve registrar vendas de mais de 27 bilhões de reais, ante 23 bilhões em 2020, segundo Statista, tornando-se um dos mercados mais dinâmicos do mundo. Alinhado a essa expectativa de crescimento, o movimento de bem-estar está ganhando força rapidamente a partir de “produtos positivos”, ou seja, que promovem a valorização do eu e estão conectados aos valores dos consumidores.
“Devido ao Covid-19, os consumidores desenvolveram uma maior compreensão sobre a importância do estilo de vida na saúde da pele e do cabelo, destacando os cuidados com o couro cabeludo e fórmulas que adotam uma abordagem mais holística e preventiva”, explica Fernanda.