Natura considera abrir capital nos EUA e separação da Aesop
Menos de um mês atrás, após uma série de resultados trimestrais sem muito brilho, a administração da Natura & Co. negou os rumores de que estava considerando uma separação da Aesop ou a venda da The Body Shop.
Esta semana, o conglomerado de beleza brasileiro disse que começou a estudar um possível IPO nos Estados Unidos ou um spin-off da marca Aesop para financiar a expansão da marca. A empresa disse que, em qualquer cenário, continuaria a ser liderada por seu atual presidente-executivo, Michael O’Keeffe.
“O IPO vem sendo avaliado nos últimos meses como uma alternativa para financiar o crescimento acelerado da Aesop, e a administração da Natura & Co. vem tomando as medidas necessárias para buscar essa alternativa”, escreveu a Natura em comunicado de 17 de outubro dirigido aos acionistas da empresa e ao mercado em geral. A empresa acrescentou: “Esta estratégia também está alinhada com o objetivo da Natura & Co. de proporcionar maior autonomia e responsabilidade à sua marca e unidades de negócios”.
A Natura reportou um prejuízo líquido trimestral maior do que o esperado em agosto, uma vez que a inflação e as condições desafiadoras do mercado pressionaram as margens.
Em junho, o negócio anunciou uma reorganização do grupo em linha com sua direção estratégica para aumentar a responsabilidade das unidades de negócios e marcas individuais – Natura, Avon, The Body Shop e Aesop – em transição para uma estrutura de holding mais simples. Roberto Marques deixará o cargo, se aposentando até o final do ano, com Fabio Barbosa assumindo o papel de principal executivo da Natura & Co. para trabalhar em uma nova estrutura de grupo.
Fonte: Beauty Matter 20.10.2022