Farmax: De olho em fusões, fabricante brasileira de cosméticos não descarta IPO
A Farmax, empresa brasileira fabricante de cosméticos, farmacêuticos, hospitalares e suplementos alimentares, está apostando cada vez mais em crescimento.
A companhia com Fábrica em Divinópolis (MG) traçou a meta de fechar este ano com receita líquida de R$ 380 milhões, mostrando avanço de 30% em relação a 2021. Em 2026, a meta é atingir receita de R$ 1 bilhão.
Em entrevista exclusiva ao Money Times, o CEO da Farmax, Ronaldo Ribeiro, disse que a empresa está apostando em novos canais, categorias e geografias para conseguir triplicar sua receita líquida em cinco anos.
Além desses pontos, o executivo destacou que, a partir do ano que vem, a empresa também pretende acelerar a agenda de fusões e aquisições (M&A). Em agosto, o grupo de investimentos Vinci Partners anunciou a compra da Farmax.
“No curto prazo, estamos fortalecendo processos internos e relacionamento com os clientes para acelerar o crescimento orgânico de nosso atual portfolio. Essa estratégia vem trazendo, só nesse ano, um crescimento de aproximadamente 40%”.
Farmax vai entrar na Bolsa?
A Farmax pode estar olhando para uma oferta pública inicial de ações (IPOs, na sigla em inglês), segundo o CEO da companhia.
O executivo diz que a jornada de crescimento da Farmax está apenas no começo e abrir o capital poderia sim, ser uma alternativa para acelerar essa agenda.
Ribeiro tem uma perspectiva otimista sobre a indústria de cosméticos, uma vez que esse mercado tem se mostrado resiliente ao longo do tempo e com tendência de crescimento para os próximos anos, segundo ele.
Em relação à concorrência, o CEO diz que a empresa se diferencia de seus pares por focar na base da pirâmide social, tornando acessível, do ponto de vista de preço, produtos necessários para a saúde, beleza e bem-estar.
A empresa tem como parceiros grandes nomes da indústria do entretenimento, como a empresária e influenciadora Bianca Andrade, conhecida também como Boca Rosa. Além de o apresentador, jornalista e escritor Pedro Bial, onde ambos conscientizam os consumidores da marca a importância do uso de filtro solar.
Fonte: Money Times 09.11.2022