Setor de cosméticos já garantiu reciclagem de mais de 21 mil toneladas de embalagem
A indústria cosmética do Brasil tem buscado alternativas para diminuir o impacto de suas embalagens no meio ambiente após o uso do consumidor.
As empresas mais conscientes apostam na eliminação e na redução destes resíduos, no desenvolvimento de opções mais recicláveis e apoiam iniciativas para aumentar as taxas de reciclagem atuais. Algumas, por exemplo, recebem os itens nas lojas para dar a destinação correta ou optam por sistemas que ajudem na estruturação da cadeia de reciclagem, promovendo o que chamamos de compensação ambiental (reciclagem de volumes equivalentes, mas não os mesmos). De 2019 para 2022, houve um crescimento de mais de 320% no número de parceiros desse segmento na base de clientes da eureciclo, maior certificadora de logística reversa do país.
A diretora de Projetos & Parcerias da eureciclo, Tânia Sassioto, explica que diversas empresas definiram metas importantes para melhorar as embalagens do ponto de vista da sustentabilidade e para garantir a reinserção dos resíduos comercializados ou equivalentes, na cadeia de reciclagem.
Os parceiros do setor de cosméticos são fundamentais para os resultados já conquistados e para a valorização de 275 cooperativas e operadores de triagem homologados pela certificadora, espalhados em todo o país. “Considerando apenas este segmento, já compensamos mais de 21 mil toneladas de resíduos de embalagens e a comercialização de materiais triados para a reciclagem cresceu mais de 20 vezes de 2019 até hoje. Entre 2020 e 2021, o salto foi de 182% e de 2021 para hoje, já houve um crescimento de 20%”, completa a executiva.
E para comunicar ao público o investimento financeiro nesses profissionais da reciclagem, assim como a garantia de que um volume proporcional realmente foi reciclado, as companhias também utilizam o selo eureciclo, que informa rapidamente, ainda na prateleira, essa iniciativa da marca, facilitando a tomada de decisão.
As centrais de triagem (cooperativas ou operadores privados) fazem a separação dos materiais e encaminham à indústria transformadora. Com esses volumes rastreados por notas fiscais, são gerados créditos de reciclagem que remuneram os profissionais com valores mais altos que os do mercado. Até o momento já foram compensadas 614 mil toneladas de embalagens por meio deste sistema.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022, promovido pela Amcham e também está entre as 100 Startups to Watch.
Fonte: FashionNetwork 14.11.2022