A iniciativa é resultado da parceria firmada entre Weleda, pioneira em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais orgânicos, e da TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos complexos
Unindo saúde, beleza e sustentabilidade, o novo programa nacional de reciclagem da TerraCycle será feito em parceria com a Weleda, referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais. A iniciativa busca promover a consciência ambiental e contribuir para um mundo com soluções mais circulares.
Para participar, os consumidores poderão se dirigir a uma das farmácias Weleda, que dispõem urnas coletoras para o descarte das embalagens da marca, seja de medicamentos OTC, manipulados (cheios ou vazios) e cosméticos. Para aqueles que não contam com nenhum destes pontos de entrega em sua região, existe a possibilidade de o envio ser realizado gratuitamente pelos Correios. Neste caso, é preciso apenas se cadastrar no site da TerraCycle, imprimir a etiqueta pré-paga de postagem do programa e levar a caixa contendo as embalagens de produtos Weleda até uma agência dos Correios.
O programa de reciclagem foi lançado recentemente, mas não é de hoje que a Weleda busca a harmonia entre as pessoas e a natureza. A empresa tem investido em materiais de origem reciclada – hoje representam 45% do volume de embalagens -, redução no uso de materiais e a logística reversa pós-consumo de seus produtos.
Um dos problemas atuais da contaminação das águas é o descarte de medicamentos. Recentemente, um grupo de cientistas internacionais analisou amostras de 1.052 localidades diferentes, espalhadas por 104 países, e, no Brasil, foram coletadas nas regiões da Amazônia, Nordeste e Sudeste. Em todos os lugares, identificou-se a contaminação das águas por medicamentos, sendo que 25% deles apresentaram níveis perigosos, indicando ameaça à vida das espécies. A pesquisa foi publicada na Revista Científica PNAS e coordenada por John Wilkinson, da Universidade de York, no Reino Unido.
“A indústria de saúde e beleza é uma das mais poluentes hoje. Utilizar matérias-primas puras e sustentáveis é algo que já fazemos há 100 anos, agora nosso olhar está para o destino correto de nossas embalagens e um modelo de negócio mais circular. Este programa de reciclagem com a TerraCycle será um passo fundamental desse processo, que envolve não somente a nossa operação, como o engajamento de nossos consumidores”, comenta Beatriz Branco, gerente de branding e sustentabilidade da Weleda.
Os resíduos coletados serão recebidos e separados de acordo com o tipo de material, tais como plástico, papel e papelão, alumínio e vidro. Posteriormente, os materiais serão processados, transformados em matéria prima reciclada e/ou destinados de forma ambientalmente adequada. A matéria prima reciclada é, então, utilizada por empresas na fabricação de novos produtos completando a jornada da reciclagem. As embalagens com medicamentos domiciliares antroposóficos vencidos e/ou em desuso da marca serão utilizadas para geração de energia conforme legislação ambiental vigente (Decreto nº 10.388/2020).
A sustentabilidade é o pilar fundamental da TerraCycle, que possui diversos programas de reciclagem ativos. O objetivo da companhia é firmar cada vez mais parcerias com empresas que compartilham do propósito de Eliminar a Ideia de Lixo e construir caminhos para uma economia circular.
Segundo Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, o Brasil é um dos principais pólos de consumo de produtos de saúde e beleza. “Recebemos com muita alegria a oportunidade de firmar uma parceria com a Weleda. Trata-se de uma empresa que sempre se diferenciou pelo processo de cultivo, extração das matérias-primas e de produção, entregando produtos naturais de alta qualidade. Eu já era admiradora e consumidora da marca. Agora, podemos, juntos, oferecer a estas embalagens uma solução totalmente alinhada aos valores da Weleda e da TerraCycle.”
Benefício Social – Além do aspecto ambiental, a marca vinculou um benefício social à iniciativa. Para cada 1kg de material coletado, Weleda doará de R$ 3,00 para a Parsifal, instituição de Pedagogia Curativa e Terapia Social, que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e o convívio social de crianças, jovens e adultos com deficiências e distúrbios psíquicos. Atualmente, o atendimento da entidade abrange o jardim de infância, escola especial do 1º ao 9º ano, centro de convivência e oficinas terapêuticas.
De acordo com Maria Regina Redondo, coordenadora geral da Parsifal, o propósito da instituição é a integração social dessas pessoas por meio de oficinas que incentivam o desenvolvimento. A metodologia de ensino é baseada na Antroposofia, filosofia que busca compreender a relação humana com a natureza e o universo, e da qual tanto a Parsifal como a Weleda se inspiram.
“Nós temos terapias integrativas complementares como musicoterapia, cantoterapia, terapia artística, yoga, entre outros. Essa parceria vai ser muito importante para fortalecer o nosso trabalho, principalmente porque perdemos muito apoio durante a pandemia”, comenta a coordenadora.