Biodegradabilidade: como explorar o próximo must-have em cosméticos

Ruídos de conceito e desafios de avaliação ainda são obstáculos para as marcas
Por Estela Mendonça
Embora o claim de biodegradabilidade em produtos de personal care tenha registrado o expressivo crescimento de 134% entre 2016 e 2020, segundo a Mintel, o resultado ainda deixa muito a desejar em relação ao número total de lançamentos no mesmo período, considerando que, idealmente, deveria acompanhar o ritmo de outros apelos relacionados à sustentabilidade e à proteção ambiental.
Crescimento do claim de biodegradabilidade
Mais frequentemente encontrado em produtos enxaguáveis de higiene pessoal e de cuidados com os cabelos, o claim de biodegradabilidade ainda é pouco utilizado em cuidados com a pele, sendo mais comum em produtos de fotoproteção. A Mintel também aponta que na Europa, região que costuma ser referência global para o setor, esse apelo é mais popular. “Por experiência, acredito que o claim de biodegradabilidade deva se expandir para outras regiões, incluindo a América Latina”, aposta Luciana Ferra, coordenadora técnica de personal care da Gattefossé.

Luciana Ferra, coordenadora técnica de personal care da Gattefossé