Natura&Co, em parceria com a Tribo, realiza projeto com foco em carreira para mais de 5.500 colaboradores da empresa
Um novo mundo pede que os negócios tenham um novo olhar para as pessoas. É possível observar cada vez mais a evolução nos modelos de gestão de times e empresas, com o objetivo de trazer as partes interessadas para o centro da discussão. Esse movimento é ainda mais latente em organizações conectadas com os princípios da Nova Economia.
Partindo dessa visão, e com o objetivo de traçar um novo panorama para a gestão de pessoas e carreiras, a Tribo, uma consultoria em desenvolvimento humano e organizacional, apoiou a Natura&Co, empresa multinacional brasileira de cosméticos, produtos de higiene e beleza a desenvolver o programa OurTalents Experience, um evento voltado a todas as pessoas colaboradoras com foco em fomentar um espaço de segurança psicológica e de autopercepção sobre futuro e aspirações de crescimento.
O projeto contou com um evento para todo o time da Natura &Co Latam, composto pelas marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop refletir sobre como se conectar de forma genuína e autêntica com suas aspirações de carreira. Além disso, os gestores da organização participaram de uma jornada paralela com foco em desenvolver e estimular uma gestão de times que apoie essa pauta. A iniciativa transcorreu durante dois meses passando por diagnóstico; ideação; desenho; validação; implementação e levantamento de dados. Ao todo, além das 3 pessoas do time da Tribo, foram envolvidas aproximadamente 30 pessoas da Natura&Co Latam na organização do projeto, com mais de 5.500 colaboradores impactados.
Segundo a Gerente de Gestão em Talentos da Natura, Nina Cotrim Kauss, existe um grande movimento de mudança de mentalidade do que é carreira e trabalho de forma que transparência, segurança psicológica, protagonismo e autonomia estejam cada vez mais presentes. “Ainda são conceitos não praticados ou inseridos em discurso sem embasamento prático real. No momento em que abrimos espaço para falar sobre aspirações de crescimento, partindo de autoconhecimento e propiciando um processo que ampara a escuta, a provocação, a profundidade, e diversos caminhos de carreira como todos legítimos, começamos a provocar esta mudança”, afirma.
De acordo com a executiva, os primeiros sinais de sucesso do programa foram feedbacks positivos e o aumento no engajamento no trabalho em relação ao ano anterior, com respeito ao fator “carreira”. Nesse aspecto, a parceria da Tribo trouxe ao projeto experiências lúdicas e ferramentas práticas aprofundando a reflexão sobre como as carreiras podem ser geridas de forma mais consciente tanto por colaboradores quanto gestores.
Sobre os desafios na realização, a experiência híbrida também foi uma importante configuração e a atividade foi adaptada para tal – em português e espanhol para garantir o maior alcance e engajamento possível. “Buscamos ativar o autoconhecimento de cada pessoa para começar a desenhar os contornos da sua própria carreira. Isso requer uma boa dose de introspecção que seja capaz de vir à tona inspirando ações concretas que os direcionam para onde suas vozes mais genuínas verdadeiramente querem os levar. O papel dos gestores e da organização é apoiar e sustentar um ambiente favorável a esse crescimento, compreendendo que a carreira é antes de mais nada dos colaboradores”, conta Stephanie Crispino, CEO da Tribo.
Em suma, o projeto concebe que cada carreira é única, complexa e customizada. Não existe caminho correto, o que existe são escolhas que quanto mais autênticas, conscientes e embasadas, mais ricas serão para todas as partes interessadas. A Nova Economia pede por organizações que coloquem as pessoas de fato no centro, garantindo que sejam elas próprias o centro de suas carreiras.