Gucci lança perfume feito com álcool 100% proveniente de gás carbônico reciclado
Esta é a primeira vez que uma fragrância distribuída globalmente é fabricada com álcool transformado a partir de emissões de carbono recicladas
Gucci surpreendeu ao lançar neste mês uma fragrância diferente de qualquer outra no mercado. Batizada de Where My Heart Beats, a novidade é fabricada com 100% de álcool proveniente de emissões de carbono recicladas, um avanço de sustentabilidade para o universo da perfumaria.
Com notas de peônia branca, folhas de violeta e almíscar branco, o perfume é o primeiro inteiramente fabricado com carbono capturado da atmosfera. A fragrância foi desenvolvida pela Lanzatech, uma cleantechque criou uma tecnologia capaz de retirar, reciclar, purificar e converter gases do efeito-estufa em álcool.
O álcool é um ingrediente chave na produção das fragrâncias, responsável por dilui-la e servir de veículo para carregá-la na pele. Atualmente, os perfumes da Coty, grupo que detém a licença dos produtos de beleza da Gucci, utilizam etanol de diversas matérias-primas, incluindo cana-de-açúcar e beterraba. Porém, mesmo com origem vegetal, o processo tem um impacto ambiental significativo, pois depende do cultivo dessas espécies.
Como funciona a nova fragrância da Gucci?
A Lanzatech, empresa norte-americana que fez parceria com a Coty em 2021, produz etanol a partir de carbono residual de fontes industriais, como siderúrgicas. Em vez de liberar essas emissões na atmosfera como gases de efeito estufa, elas são recicladas em álcool por meio de um processo de fermentação natural, segundo o diretor científico e de sustentabilidade da Coty, Shimei Fan. Todo o processo acontece em reatores gigantes e é semelhante ao modo de fabricação da cerveja. No entanto, no lugar do açúcar e fermento, astart-uputiliza poluição como matéria-prima. Em janeiro de 2022, a Coty iniciou a produção de fragrâncias usando a tecnologia da Lanzatech como parte de seu plano de longo prazo para integrar o carbono reciclado à maior parte de seu portfólio até o final de 2023.
Fonte: Vogue Globo 17.04.2023