Produtos à base de plantas impulsionam a sustentabilidade na Ásia-Pacífico
A crescente conscientização sobre a saúde e os desafios ambientais enfrentados pelo planeta levaram a ações e investimentos acelerados por parte de empresas e governos. Isso não é diferente na região da Ásia-Pacífico.
A renda disponível per capita na Ásia-Pacífico aumentou 24% desde 2017 nos preços atuais em dólares, o que permitiu que mais consumidores comprassem produtos sustentáveis, que geralmente são vendidos a preços mais altos. Por exemplo, no mercado de beleza e cuidados pessoais da Ásia-Pacífico em 2021, os produtos com alegações à base de plantas foram vendidos a preços 37% superiores à média do mercado, de acordo com o Sustainability Opportunity Tracker da Euromonitor International.
Os consumidores asiáticos estão cada vez mais preocupados com as mudanças climáticas, representando mais de 60% dos entrevistados em 2022; De forma encorajadora, um número maior de consumidores tentou ter um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas e sentiu que poderia fazer a diferença para o mundo em 2022 do que em 2019.
Os proprietários de marcas devem se concentrar na educação do consumidor, na transparência e em uma proposta de valor clara, o que será crucial para melhorar a percepção do consumidor, explicando adequadamente a eficácia dos produtos à base de plantas, principalmente para produtos de beleza e cuidados com a casa.
Isso dá aos produtores de bens de consumo de alta rotatividade uma oportunidade de alavancar seus portfólios à base de plantas sob a bandeira da sustentabilidade. Os resultados da pesquisa também destacam que não apenas as empresas de beleza e cuidados pessoais e alimentos e bebidas estão liderando planos para desenvolver produtos com as alegações relevantes, mas também há um interesse significativo vindo de itens essenciais para a casa.
Atitudes diferentes em relação aos esforços de sustentabilidade
Alimentos e bebidas são os primeiros a serem lembrados quando se considera ofertas à base de plantas; no entanto, há um interesse crescente de produtos de beleza e cuidados pessoais e domésticos. Os consumidores de cada setor percebem os produtos à base de plantas de maneiras diferentes.
Dentro dos alimentos embalados, o tofu tem sido uma parte fundamental da dieta asiática, por isso há apetite e aceitação de alimentos à base de plantas. Os alimentos à base de plantas de estilo ocidental ganharam maior força no serviço de alimentação, onde itens como hambúrgueres e frango frito são mais populares. As parcerias são a chave para o sucesso, como as da Beyond Meat e KFC. Embora o preço continue a afetar a demanda por alimentos à base de plantas, players locais, incluindo Let’s Plant Meat da Tailândia e Happiee! (Growthwell), estão respondendo com ofertas à base de plantas mais acessíveis, localizadas e culturalmente relevantes que lhes permitiram diferenciar suas marcas de produtos importados.
Nos cuidados domiciliares, tanto o preço quanto a preocupação com a eficácia de variantes não químicas dificultam a aceitação do consumidor, demonstrando como é importante para as empresas encontrar um equilíbrio entre eficácia e formulações sustentáveis.
50% dos consumidores filipinos e indonésios veem as alegações de desempenho como o principal atributo ao comprar produtos de limpeza
Fonte: Euromonitor International Voice of the Industry: Lifestyles Survey 2022
Apesar dos desafios, há um caso de negócios para investir em formulações à base de plantas. De acordo com a Voz da Indústria da Euromonitor International: Pesquisa de Sustentabilidade 2022, a razão mais importante pela qual as empresas investem em reivindicações de sustentabilidade é a percepção do cliente/reputação da marca, seguida pela estratégia de marketing, alinhamento com a imagem ou ethos da marca e conformidade com a legislação.
Em 2020, beleza e cuidados pessoais ofereceram o maior número de SKUs online com alegações à base de plantas (Fonte: Rastreador de Oportunidades de Sustentabilidade da Euromonitor International), 1,6 vezes maior do que em alimentos e bebidas. Os produtos fitoterápicos têm uma longa história de uso na Ásia, como na medicina tradicional chinesa e na ayurveda, e os consumidores ainda dão grande importância aos produtos à base de plantas e à transparência dos ingredientes, principalmente por motivos de saúde. Na verdade, os produtos de beleza natural estão bem posicionados para atender às preocupações ambientais dos consumidores, quase por padrão.
Os ingredientes derivados de plantas e naturais tornaram-se desejáveis novamente em 2022 entre os entrevistados da pesquisa, com os consumidores asiáticos mostrando a maior preferência por esses recursos em produtos para a pele. Essa mudança pode estar associada, até certo ponto, às gerações mais jovens de consumidores na Ásia-Pacífico redescobrindo as virtudes terapêuticas da medicina antiga.
As marcas que procuram impulsionar a adoção mais ampla de ofertas à base de plantas na Ásia-Pacífico devem se concentrar em comunicar a proposta de valor dessas opções. Uma combinação de benefícios de sustentabilidade e saúde pode ajudar a aumentar o valor percebido.
Fonte: Euromonitor Internacional 06.04.2023