Viralização na plataforma aumentou em 21% a exportação e dobrou as vendas do produto divulgado no vídeo, no Brasil
Alinhado ao plano de expansão internacional da Skala e impulsionado pelo sucesso na plataforma, a empresa brasileira especializada em produtos para cabelos viu seu faturamento nacional crescer em 35% e a exportação em 21% em abril, como reflexo da divulgação de um conteúdo da criadora joannacastrejona, compartilhado em seu perfil na plataforma, e também como resultado da força da comunidade TikTok.
No vídeo, Joanna ensina e recomenda os produtos que utiliza para finalizar seu cabelo. O conteúdo viralizou e não demorou muito para que a comunidade TikTok nos EUA começasse a produzir conteúdo sobre os produtos da empresa brasileira e, com isso, alavancasse as hashtags relacionadas a esses produtos. A exemplo, hashtags como #Skala (541M), #skalacosmeticos (131M), #braziliancurlyhair (9,7M) e #brazilianhairproducts (8,8M) ultrapassam milhões de visualizações na plataforma.
“Este é um dos casos do que costumamos chamar de Community Commerce, que é como um boca-a-boca digital, dentro da comunidade TikTok. As pessoas usam a plataforma para recomendar produtos ou fazer resenha dos que já possuem e, assim, cria-se um círculo confiável e que vai se nutrindo”, comenta Daniela Okuma, Diretora-geral de Negócios do TikTok Brasil. “E os dados reforçam esse entendimento. Oitenta por cento dos usuários do TikTok no Brasil dizem que confiam e enxergam credibilidade nos vídeos que assistem. E 85% afirmam ter pesquisado um produto depois de tê-lo visto em algum conteúdo da plataforma. É essa autenticidade característica do TikTok que gera engajamento e desencadeia a compra”.
Em virtude do impacto dessa comunidade, a marca que teve um alto número de pedidos vindos dos Estados Unidos. Desde março, houve solicitação de exportação de dez containers do produto divulgado na plataforma – antes do vídeo bombar no TikTok, a Skala não realizava vendas nos EUA. O vídeo também abriu portas para outras categorias da marca, como creme para pentear, kits de shampoo e condicionador, que não haviam sido exportados para os EUA antes.
Mesmo antes dessa repercussão, a Skala já tinha como meta crescer na plataforma por meio da implementação de ações com influenciadores que possuíssem sinergia com a marca. ‘’O Tik Tok é um reforço à nossa estratégia, pois grande parte do público que consome conteúdos por lá possuem o perfil de nossos consumidores: são jovens, antenados às tendências e bastante preocupados com questões sociais e representatividade, além de termos oportunidade de atrair pessoas novas. Após o sucesso, pretendemos continuar investindo mais nessa presença nos próximos anos, uma vez que o impacto nos negócios e perceptível em nossas importações e acordos fechados’’ afirma Ana Júlia Ferreira, Coordenadora de Marketing de Influência da Skala Cosméticos.
Além disso, surgiram novos clientes à Skala. Um dos distribuidores relatou ter fechado uma negociação com uma rede que possui mais de 1.500 lojas nos EUA, sendo 200 lojas com distribuição imediata dos produtos Skala. Além disso, após o vídeo fazer sucesso na plataforma, outros países, como Filipinas e Canadá, demonstraram interesse nos produtos.
Para se ter uma ideia, o produto divulgado pela criadora, que faz parte da linha Maracujá e Óleo de Patauá, dobrou as vendas no Brasil. Outro reflexo do sucesso no TikTok foi o impacto positivo no perfil da marca na plataforma, com crescimento de 84% no número de seguidores, saindo de 119.500 mil para 220.000 mil seguidores. “Isso mostra que o sucesso do vídeo da criadora em conjunto com a força da comunidade TikTok não apenas ajudou a aumentar as vendas da marca, mas também a visibilidade nas redes sociais, impactando também a capilaridade da empresa”, acrescenta Daniela Okuma.
“TikTok é uma plataforma de entretenimento, em que as pessoas se divertem e também descobrem coisas novas, graças à credibilidade e autenticidade do conteúdo compartilhado”, acrescenta a Diretora de Negócios do TikTok no Brasil.
Futuramente, a Skala pretende seguir nesse processo de expansão e internacionalização da marca, com estoque local dos produtos. Até lá, seguem focados na exportação, com expectativa de terem pelo menos cinco containers mensalmente. “Queremos continuar expandindo nossos negócios para além da América Latina e esse sucesso no TikTok não poderia ter acontecido em um momento melhor. Skala é sinônimo de beleza brasileira e agora tem o desejo de se tornar sinônimo de beleza para o mundo, alcançando novos lugares e públicos e surpreendendo cada vez mais Sabemos do poder que a comunidade na plataforma tem e a forma como apoiam o Community Commerce, mas agora vemos o reflexo disso de fato no nosso negócio”, finaliza Bruna Veneziano, Diretora de Marketing da Skala.