Paco Rabanne entra no mercado de maquiagem e anuncia diretora criativa de beleza
A marca passa por um rebranding, que tem como objetivo unir as frentes de moda e beleza da casa francesa
Paco Rabanne está trazendo sua elegância futurista para a área de beleza. A casa de moda e fragrâncias, do Grupo Puig, está lançando sua primeira coleção de maquiagem e nomeou a maquiadora Diane Kendal como diretora criativa global de beleza, uma função recém-criada.
O lançamento acontece enquanto a casa de 60 anos passa por um rebranding para “Rabanne”, buscando unificar seus braços de moda e beleza sob uma visão única. A nova identidade visual e logo – “Rabanne” escrito em letras minúsculas, em um estilo minimalista – será implementada nos próximos 12 meses em todos os pontos de venda e marketing.
A coleção de maquiagem é dividida em quatro categorias: Eyephoria, para os olhos; Rouge Rabanne, para os lábios; Nudes, para cobertura da pele; e Arts Factory, que inclui produtos multiuso com pegada artística nunca antes vistos. As embalagens são feitas em brilho dourado, prateado metálico e espelhado, refletindo a estética futurista da marca, como visto em estilos icônicos da casa francesa como a bolsa 1969 e joias XL link. Os preços dos produtos variam de cerca de U$20 a U$40.
A coleção estará disponível exclusivamente no e-commerce da marca e em boutiques selecionadas a partir de agosto, seguida por lançamentos na Selfridges no Reino Unido, Sephora na Europa, Oriente Médio e África, e na Ulta Beauty nos Estados Unidos. Também será promovida no desfile Primavera/Verão 2024 da marca na Semana de Moda de Paris em setembro. Os looks de maquiagem serão supervisionados por Diane Kendal, que anteriormente atuou como consultora de produtos de beleza para Marc Jacobs Beauty e desenvolveu linhas de produtos para a Calvin Klein Cosmetics.
A beleza está ganhando destaque à medida que mais marcas de luxo veem uma oportunidade de explorar esse lucrativo mercado. Rabanne está competindo com jogadores de longa data como Chanel, Dior e YSL, e com entrantes mais recentes, como Gucci, Valentino e Hermès. Prada, cuja licença de beleza está sob a gestão da L’Oréal desde 2021, tem se aventurado ainda mais nesse segmento, mais recentemente com uma nova fragrância feminina, batizada de Paradoxe. Mais lançamentos são esperados para este ano. Enquanto isso, Balmain se uniu à Estée Lauder para lançar uma linha de beleza em 2024, sob a direção criativa de Olivier Rousteing.
O fundador da Rabanne, que ganhou fama nos anos 1960, foi um dos co-criadores do movimento “Space Age”, ao lado de nomes como André Courrèges e Pierre Cardin. Ele faleceu aos 88 anos no início deste ano. As mudanças anunciadas hoje “prestam homenagem ao legado vanguardista do Monsieur Rabanne e respeitam a herança pioneira da marca”, afirmou a empresa em comunicado.
Fonte: Vogue Globo 28.06.2023