Os produtos K-Beauty ocupam o primeiro lugar nas importações de cosméticos do Japão
Os cosméticos de alta qualidade e acessíveis da Coreia do Sul estão se tornando mais populares entre homens e mulheres no Japão.
Em 2022, o valor de importação de cosméticos sul-coreanos, ou produtos K-beauty, ultrapassou o da França pela primeira vez para se tornar o maior importador.
Os cosméticos desenvolvidos em conjunto pela Lawson Inc. e a marca sul-coreana Rom&nd se tornaram um sucesso instantâneo depois de serem lançados no final de março. A principal operadora de loja de conveniência preparou o suficiente para dois meses, mas a empresa esgotou os produtos em três dias.
Uma estratégia de vendas de manter os preços em torno de ¥ 1.000, reduzindo o tamanho do produto em cerca de dois terços, provou ser um sucesso.
As vendas de produtos K-beauty na principal loja de mercadorias em geral do Japão, The Loft Co., também foram fortes entre março e junho, um aumento de 60% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa oferece cerca de 2.000 tipos de produtos de cerca de 210 marcas sul-coreanas. Batons e máscaras de folha são particularmente populares.
De acordo com a Associação de Importadores de Cosméticos do Japão (CIAJ), o valor dos cosméticos – incluindo perfumes e xampus – importados da Coreia do Sul em 2022 foi de 77,5 bilhões de ienes, superando os 76,4 bilhões de ienes importados da França.
A França foi o maior importador por quase 30 anos com suas muitas marcas de luxo, incluindo Lancome e Chanel, mas as importações da Coreia do Sul cresceram seis vezes em comparação com uma década atrás.
O fato de as empresas japonesas estarem cada vez mais terceirizando a produção para fabricantes sul-coreanos, que estão dispostos a aceitar até mesmo pedidos pequenos a preços relativamente baratos, também aumentou o valor das importações.
Explosão do k-pop
Os cosméticos sul-coreanos começaram a ganhar força no Japão por volta de 2007. Mais ou menos na mesma época, os cremes BB, que funcionam como hidratante, primer e base, também começaram a se tornar populares.
No Japão, os clientes tendiam a escolher marcas mais sofisticadas e eram céticos quanto à qualidade dos cosméticos sul-coreanos. No entanto, com o aumento da popularidade dos ídolos sul-coreanos, os jovens começaram a comprar produtos K-beauty alegando que eram acessíveis e usados por seus ídolos favoritos.
“Este foi um grande ponto de virada para a indústria de importação de cosméticos”, disse o diretor-executivo do CIAJ. “Os cosméticos sul-coreanos não são apenas uma moda passageira, eles se enraizaram firmemente.”
Alguns ingredientes dos cosméticos sul-coreanos não são aprovados no Japão, criando problemas quando os produtos são importados por indivíduos e revendidos online. Também é dito que há muita publicidade enganosa em torno dos produtos K-beauty. No entanto, espera-se que tomar contramedidas apropriadas sobre essas questões torne os cosméticos sul-coreanos mais aceitos.
Fonte: The Japan News 16.08.2023