Nail Care: uma indústria em evolução – oportunidades e desafios nos EUA e Europa
Triunfos e Desafios do Mercado Profissional de Nail Care: Estados Unidos e Europa
Os Estados Unidos emergiram como verdadeiros pioneiros no mercado global de cuidados profissionais com as unhas, enquanto a Europa, frente a diversos desafios, ainda tenta se recuperar. Em 2022, os Estados Unidos registraram uma taxa de crescimento de quase 6%, desacelerando em relação à taxa de 7,3% registrada em 2021. Inversamente, o mercado de nail care na Europa diminuiu 2,5% em 2022, tendo crescido 3% em 2021. O que exatamente levou a esse quadro contrastante entre as duas regiões?
Após a pandemia do COVID-19, o mercado dos EUA vivenciou um aumento na demanda por funções sociais, eventos, viagens, e atividades externas. Como resultado, os consumidores buscaram avidamente por serviços de cuidados profissionais para suas unhas, além de produtos para melhorar sua aparência e dedicar-se ao autocuidado. A trajetória ascendente do mercado foi impulsionada pelo desempenho de categorias como esmaltação em gel e produtos para melhorar a aparência e a saúde das unhas, com a categoria de esmaltação em gel liderando essa tendência com um crescimento de 17%. Entretanto, o desempenho abaixo da média de esmaltes tradicionais e de longa duração, que diminuíram em 6,5%, dificultou um maior crescimento do nail care estadunidense como um todo em 2022.
A Europa, por sua vez, manteve-se abaixo dos níveis pré-pandêmicos, apesar de mostrar sinais de recuperação. Todas as categorias de nail care diminuíram, com produtos dedicados ao cuidado com as unhas registrando a queda mais notável de 5,7%, enquanto a categoria que enfrentou a menor queda foi a de géis, com um declínio de 0,6%. Entre os fatores que impediram o crescimento desse mercado estão: problemas na cadeia de abastecimento, serviços com preços mais elevados, incertezas econômicas e a preocupação com a inflação. Somado a isso, os efeitos prolongados da pandemia levaram ao fechamento permanente de diversos salões de manicure, resultando na diminuição do número total de estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço. Em meio a essa série de desafios, porém, alguns profissionais de unhas se adaptaram, oferecendo serviços e preços mais flexíveis para atender às necessidades de seus clientes.
Dessa forma, ambos os mercados globais testemunharam mudanças notáveis frente à mudança no comportamento do consumidor, com profissionais de nail care ajustando suas estratégias de venda para atingir um público mais amplo e uma maior quantidade de usuários não profissionais. Essa mudança, caracterizada pela utilização de canais de venda direta ao consumidor e atendendo à crescente procura de entusiastas do nail care, perturbou os modelos de distribuição tradicionais e criou um mercado mais fragmentado. Além disso, o aumento do cuidado caseiro com as unhas durante a pandemia impactou a procura de serviços em salões, levando as empresas a se adaptarem a esse cenário em evolução.
Fonte: Factor-Kline 21.09.2023