Quatro exemplos para uma estratégia de diferenciação em ESG e inovação
Se feito de maneira séria, ESG e inovação trazem resultados financeiros para uma empresa
Na elaboração do conteúdo, foi perguntado aos membros de nosso Conselho Internacional de Pesquisa e a nossos entrevistados executivos C-level quais referências eles conhecem e quais empresas consideram benchmark em ESG e inovação. Organizei os exemplos de acordo com os passos requeridos para criar um diferencial em ESG e inovação:
1.Unilever: Uma estratégia com papeis claros para ESG & Inovação
Sob a liderança de Paul Polman, a Unilever criou o “Sustainable Living Plan” – uma estratégia que desafiou toda a organização a duplicar as receitas e, ao mesmo tempo, reduzir pela metade a sua pegada ambiental. Para implementar esta estratégia, foram definidos novos KPIs que colocavam questões ambientais e sociais nos acordos de remuneração variável dos executivos.
2.Danone – Um fundo que instiga os colaboradores a trazerem ideias
A gigante francesa da nutrição Danone criou um fundo de investimento dedicado de 100 milhões de euros para intraempreendedores de impacto, o Ecosystem Fund. Ele financia projetos intraempreendedores com foco em suprimento sustentável, agricultura regenerativa, microdistribuição, economia circular e hábitos alimentares e de consumo saudáveis.
3.Swisscom – Capacitação em ESG & Inovação
A fornecedora suíça de telecomunicações Swisscom implementou o “Kickbox”, um programa interno de inovação que capacita os funcionários a trazerem suas ideias de negócios e validá-las, testá-las e desenvolvê-las por meio de um processo de vários estágios. Os funcionários podem enviar suas ideias 365 dias por ano e recebem tempo, orçamento e especialistas para apoiá-los em sua jornada intraempreendedora. A Kickbox-Community conta com mais de 4.000 membros, milhares de ideias foram submetidas e criaram 10 empresas spin-off. A equipe também organiza “Fuckup-Nights”, para que todos possam aprender com os percalços dos outros.
4.BASF – ESG e inovação precisam chegar no portfólio de produtos e serviços
A BASF aplica uma metodologia chamada Triple S, que avalia o impacto de sustentabilidade do seu portfólio. Isto ajuda a identificar oportunidades de inovação, por exemplo, como criar soluções de impacto mais positivo (uma categoria de produtos chamadas pioneers) ou quais soluções com impacto negativo precisam ser substituídas urgentemente (produtos chamados challenged). Em 2021, a BASF gerou vendas de 24,1 bilhões de euros com produtos sustentáveis. Isto representava 30% das vendas totais de 78,6 bilhões de euros em 2021.
Esses benchmarks trazem, além dos ingredientes de uma estratégia que ajuda a empresa se diferenciar no mercado em termos de ESG, um business case claro. Se feito de maneira séria, ESG e inovação trazem resultados financeiros para uma empresa.
Fonte: Epoca Negócios 17.10.2023