L’Occitane adquire marca italiana de fragrâncias para o lar Dr. Vranjes Firenze
O grupo de cosméticos francês L’Occitane expande o seu portfólio de marcas com a aquisição da marca italiana de fragrâncias para a casa de alta gama, Dr. Vranjes Firenze.
O valor desta operação não foi revelado, mas segundo a empresa, proprietária nomeadamente da L’Occitane en Provence, L’Occitane au Brésil, Sol de Janeiro e Elemis, “participa na criação de um portfólio de marcas de alta gama, com uma distribuição geográfica pertinente e equilibrada”.
Fundada em 1983 pelo Dr. Paolo Vranjes, a marca florentina Dr. Vranjes Firenze propõe fragrâncias para a casa, velas perfumadas e uma gama crescente de perfumes corporais. Presente em 75 países, a marca conta com 28 lojas próprias e presença em 650 pontos de venda.
Em 2007, o fundo Bluegem adquiriu 70% das ações da Dr. Vranjes Firenze, que em 2023 atingiu um volume de negócios de 43 milhões de euros. Há um ano, a marca também retomou a sua atividade direta no Japão, país que constitui o seu segundo maior mercado, atrás apenas da Itália.
A conclusão da transação está prevista para o final do primeiro trimestre de 2024, informou a L’Occitane em comunicado. No primeiro semestre do seu exercício 2023/24, encerrado em 30 de setembro, o grupo de cosmética registrou um volume de negócios de 1,07 bilhão de euros, um aumento de 18,5% (+24,9% a uma taxa de câmbio constante). A marca americana de cuidados com a pele, Sol de Janeiro, continua a impulsionar o crescimento do grupo L’Occitane, com um aumento de vendas de 173,9%, para 270 milhões de euros.
Fonte: Fashion Network 05.01.2024