P&G Cingapura, A*STAR e NTU criam sensor vestível que mede a sensação da pele
Com o formato de um anel de sinete, o dispositivo oferece detecção e rastreamento multidimensional com alta sensibilidade.
Uma colaboração de uma década entre o Centro de Inovação da Procter & Gamble em Cingapura, a Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura (NTU Cingapura) e a Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*STAR) levou ao desenvolvimento de um dispositivo com patente pendente que permitirá cientistas para acelerar a análise de produtos para a pele.
O dispositivo é conhecido como HapSense. Ele pode acelerar a análise de produtos cosméticos para cuidados com a pele em até 10 vezes e custar apenas uma fração dos caros painéis de testes cutâneos existentes, de acordo com a equipe por trás dele.
Ao contrário dos métodos convencionais que dependem de avaliações subjetivas, como pesquisas com consumidores, o HapSense oferece medições precisas, objetivas e quantificáveis das sensações táteis, permitindo uma compreensão mais precisa do sentido humano do tato, segundo a equipe.
Com o formato de um anel de sinete e usado na ponta do dedo, o componente sensor do HapSense é conectado a um módulo semelhante a um smartwatch, criando um dispositivo portátil e leve que pode ser usado para análise da pele – mesmo nas casas dos consumidores. À medida que o sensor desliza ao longo da pele ou de qualquer superfície, o HapSense captura dados em tempo real sobre fricção e pressão que são independentes das percepções do consumidor. Essa detecção e rastreamento multidimensional com alta sensibilidade fornece insights objetivos e profundos sobre os efeitos de um produto para a pele na pele, de acordo com a equipe.
De acordo com os desenvolvedores, o HapSense tem potencial para expandir suas aplicações para testar superfícies e produtos em categorias além dos cuidados com a pele, por exemplo, cuidados com tecidos, cuidados com os cabelos, cuidados com bebês ou cuidados femininos.
A Parceria P&G & A*STAR
A parceria entre a P&G e a A*STAR começou em 2013. Foi regida por um Acordo Mestre de Colaboração em Pesquisa (MRCA) entre a P&G, a A*STAR e vários institutos de ensino superior e grupos de saúde em Cingapura. No âmbito do MRCA, os esforços conjuntos produziram mais de 30 publicações impactantes em áreas que abrangem visão computacional, neurociência e biologia da pele, bem como dez patentes e duas novas tecnologias licenciadas.
P&G, A*STAR e seus parceiros renovaram um MRCA de cinco anos em 2023, no valor de S$ 20 milhões em financiamento conjunto para projetos de pesquisa colaborativa.
O HapSense esteve em exibição em um evento para marcar o 10º aniversário do Procter & Gamble Singapore Innovation Centre (SgIC).
A P&G SgIC foi fundada em 2014. É uma das maiores instalações privadas de pesquisa de Cingapura, com cerca de 500 funcionários de P&D de 27 países que representam uma gama de conhecimentos de tirar o fôlego, desde a compreensão do consumidor até a química, da robótica à realidade virtual, e da microbiologia à grandes dados.
Fonte: Happi 19.04.2024