Tecidos cosméticos: quando a beleza e a moda se encontram
Por Elaine Gerchon
As indústrias da moda e da beleza sempre foram muito próximas. Não é raro observar as passarelas ditando as últimas tendências de maquiagem e cortes de cabelo. Agora os dois setores estão unidos oficialmente: com a chegada dos tecidos cosméticos. O recente crescimento do mercado de tecidos cosméticos abre caminho para uma nova maneira em relação aos consumidores pensarem em suas roupas, sendo uma alternativa de expansão para fabricantes de cosméticos e de vestuário.
Tecidos cosméticos são tecidos funcionais impregnados com ingredientes cosméticos que são liberados na pele durante o uso. Com roupas fabricadas com esse tecido as pessoas podem obter diversos benefícios cosméticos tais como: hidratação, redução da silhueta, proteção contra raios ultravioleta, energização ou até mesmo controle de odores.
Muitas empresas do setor de beleza estão fazendo testes com tecidos cosméticos. A Beiersdorf em parceria com a especialista têxtil Tanatex, lançou o Nívea Q10 Firming & Shaping Shorty, que promete ajudar a firmar a pele e modelar a silhueta. O tecido contém o ingrediente encapsulado Q10, que também está presente em diversos produtos de uso tópico da Nívea.
A gigante dos cosméticos L’Oréal, com a sua linha Biotherm, fez uma parceria com a Roxy, marca de vestuário esportivo, para desenvolver uma linha de produtos para o público feminino, a Enjoy & Care. Está é uma linha de roupas inovadoras que se preocupa com a pele que passam por temperaturas muito frias, ar seco e o atrito do tecido das roupas, que podem desidratar a pele, especialmente rosto e pescoço. Para tanto, a linha Enjoy & Care criou jaquetas e aquecedores de pescoço com uma fórmula nutritiva, que protege a pele do frio. O primeiro item desenvolvido foi um aquecedor de pescoço, lançado no final de 2015 e que promete ajudar a nutrir o pescoço quando ele é exposto a condições extremas de frio. O produto tem microcápsulas que contêm extrato de perrexil-do-mar um anti-inflamatório, manteiga de Karité, óleo de damasco e vitamina E (antioxidante).
A Iluminage Beauty, uma joint venture entre a Unilever e a Syneron Medical, desenvolveu uma fronha com fibras que contêm a tecnologia de óxido de cobre que auxiliam o mecanismo do corpo na regeneração natural da pele. A fabricante afirma que o os íons de cobre ao serem absorvidos, iniciam naturalmente o processo de auto-renovação, estimulando as atividades regenerativas da pele. Esta reação positiva proporciona a melhora da aparência da pele e a redução comprovada das rugas e linhas finas deixando a pele mais macia em apenas quatro semanas de uso. A Iluminage também oferece uma máscara para rejuvenescimento da pele dos olhos combatendo os sinais visíveis da idade – rugas e linhas de expressão – enquanto você dorme.
Fabricantes de roupas também entram para competir. A francesa DIM, líder no mercado de meias e roupas íntimas, lançou “leggings” com um complexo acti-mineral que promete ajudar a reduzir a celulite e contribui para firmar a pele ao redor dos quadris, coxas e joelhos. Já a Under Armour lançou a camisa UA Base 5.0 Shirt, que possui uma tecnologia de controle de odores que contém zeólitas e propriedades antimicrobianas que ajuda a combater os odores, além de um sistema que elimina e mantém o suor longe do corpo.
Ainda em estágio inicial, o mercado de tecidos cosméticos deverá crescer muito nos próximos anos, oferecendo diversas oportunidades para empresas de cosméticos e vestuário, além de varejistas que vendem cosméticos ou roupas. A integração contínua das novas nanotecnologias inovadoras em artigos de vestuário será atrativa para consumidores que valorizam a eficácia dos produtos por meio da inovação. Para saber mais sobre esse mercado emergente, consulte nosso novo relatório Opportunities in Cosmetic Textiles, que contém informações e tendências globais de diversas categorias de tecidos cosméticos, como aromaterapia, resfriamento, modelagem, cuidados com a pele e outras categorias de bem-estar.
Elaine Gerchon é Gerente de Projetos da Factor-Kline