Desenvolvido em parceria com CESAR e Neurobots, protótipo que utiliza algoritmos de IA estará aberto ao público entre os dias 15 e 29 de julho na loja conceito da marca O Boticário, em São Paulo
Em um movimento inovador e inédito, que tem como missão contribuir com a transformação no mercado da beleza, promovendo mais diversidade e inclusão social, o Grupo Boticário anuncia o início da fase de experimentação aberta ao público do Batom Inteligente, projeto pioneiro que consiste em um aparelho projetado com uso de inteligência artificial (IA) para aplicação de batom em pessoas com limitação motora nos membros superiores ou com deficiência visual total ou parcial. Trata-se de um protótipo que estará disponível na loja conceito da marca O Boticário, em Pinheiros, bairro da Zona Oeste de São Paulo, entre os dias 15 e 29 de julho. O agendamento poderá ser realizado via link, pelo site.
Desenvolvido em parceria com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), Neurobots (startup especialista em inteligência artificial, que oferece, por exemplo, soluções tecnológicas para reabilitação motora de pacientes vítimas de AVC) e EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Batom Inteligente chega agora à sua 5ª fase, com um protótipo que utiliza sensores avançados e algoritmos de IA para diferenciar a pele do rosto e dos lábios, recurso essencial para a aplicação do batom de maneira precisa e uniforme.
Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Boticário, conta que todo o desenvolvimento do projeto envolveu uma extensa pesquisa e colaboração com associações de pessoas com deficiência visual ou com limitações motoras nos membros superiores. O time de cientistas da área de pesquisa e desenvolvimento do GB conduziu vários testes e ajustes no protótipo baseados nas percepções dos usuários, buscando garantir que o dispositivo atendesse de forma eficaz às necessidades e expectativas dos participantes. Esse processo colaborativo, que acumula mais de 5 anos de desenvolvimento do projeto, não só aprimorou a funcionalidade do aparelho, mas também fortaleceu o desejo genuíno da companhia em gerar impacto positivo.
“O Batom Inteligente é uma conquista não somente do Grupo Boticário, mas da sociedade em geral. Ele não representa apenas um avanço tecnológico, mas um movimento importante na direção de uma sociedade mais inclusiva e diversa. Inovação está em nosso DNA e é um pilar que permeia todo o negócio, por isso mantemos nossa posição de vanguarda no mercado da beleza, por sermos inquietos e sempre desejarmos ir além para transformar a vida das pessoas por meio da beleza. Isso é a prova de como mantemos os nossos consumidores no centro das decisões, pois trabalhamos para atendê-los com excelência em suas necessidades e desejos. Ainda que não seja um produto comercializado, com esse projeto inovador temos o objetivo de empoderar pessoas com deficiência visual ou com limitações motoras nos membros superiores, oferecendo-lhes uma ferramenta que lhes permita expressar sua individualidade e autoestima de maneira independente, comprovando que a beleza é e deve ser para todos”, conclui Gustavo.
Para o Grupo Boticário inovação é um atributo transversal ao seu modelo de negócio, perpassando todas as áreas da empresa. Iniciado há cinco anos pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, o projeto do Batom Inteligente tem sido celebrado como um avanço significativo, demonstrando o potencial das novas tecnologias quando empregadas em favor da sociedade e utilizadas para atender às necessidades de todas as pessoas. Assim, a iniciativa do protótipo não só oferece maior autonomia às pessoas com deficiência visual ou com limitações motoras nos membros superiores, dando a oportunidade da aplicação de um batom sem a ajuda de terceiros, além de reafirmar o compromisso da companhia em promover a diversidade, a inclusão e a acessibilidade para dentro e fora de seus muros.
Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, destaca a importância da parceria com o Grupo Boticário como mais uma experiência que se alinha diretamente à missão do centro. “Acreditamos que a tecnologia e a inclusão precisam estar super conectadas. O fruto da colaboração entre CESAR, Grupo Boticário e Neurobots resultou em um dispositivo pioneiro, capaz de impactar positivamente milhões de pessoas com deficiência. Esse grande time de especialistas somou esforços em inteligência artificial, computacional e outros conhecimentos na busca por garantir que o Batom Inteligente tenha uma usabilidade universal”, avalia.
“Na Neurobots, sabemos que a tecnologia pode transformar vidas. O Batom Inteligente é a materialização de como a inovação pode trazer avanços significativos para a vida das pessoas. Este projeto é particularmente importante para nós, pois destaca como a nossa expertise tecnológica pode contribuir para a resolução de desafios reais e promover mais acessibilidade. Estamos muito satisfeitos com as perspectivas do projeto e com o impacto positivo que ele pode ter na vida diária de pessoas com deficiência visual ou limitação motora nos membros supeiores. Gostaria de agradecer ao Grupo Boticário e ao CESAR por essa parceria e colaboração. Juntos, estamos criando soluções que fazem a diferença, promovendo inclusão e autonomia para todas as pessoas.” destacou Júlio Dantas, CEO da Neurobots.
Diversidade e Inclusão: uma jornada de contínua transformação impulsionada pela inovação e tecnologia
Para o Grupo Boticário, diversidade e inclusão é tema estratégico e transversal ao modelo de negócio. Há anos a companhia trata D&I de forma prioritária e essa jornada tem ganhado ainda mais força a partir do desenvolvimento de um cuidadoso planejamento, que tem como objetivo ampliar a pauta não somente de forma interna, mas para todo o seu ecossistema de beleza. Permeando cinco dimensões – gênero, raça, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações – a companhia tem desenvolvido relevantes projetos e iniciativas estruturantes relacionadas à agenda ESG. Inclusive, desde 2020, as metas estão atreladas ao impulsionamento da diversidade dentro e fora de seus muros, o que demonstra a seriedade e maturidade da jornada.
A partir da atualização dos Compromissos 2030, anunciados em maio deste ano, juntamente com o Relatório ESG 2023, as métricas de D&I estão ainda mais robustas e transparentes. Como prova disso, estão os recentes projetos lançados pelo Grupo, como o Beleza em Movimento, ação inédita feita em parceria com a Mercur, que distribuiu acessórios desenvolvidos para pessoas com deficiência ou limitações motoras nos membros superiores. Outro projeto piloto inovador foram os pinceis acessíveis, criados por uma ação conjunta dos times de P&D e D&I do Grupo Boticário. Projetados com identificações em alto relevo na base, conforme a sua funcionalidade, possibilitam que pessoas com deficiência tenham mais autonomia para manuseio e utilização dos pincéis.
Rony Santos, Gerente Sr. de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, destaca que todos os projetos, incluindo o Batom Inteligente, refletem um movimento que busca de fato tornar o mercado da beleza mais inclusivo. “O GB quer transformar a vida das pessoas por meio da beleza, por isso a centralidade do modelo de negócio está no consumidor, pois, considerando suas necessidades, tem sido possível liderar essa jornada, que tem como objetivo gerar uma verdadeira transformação no mercado da beleza. Somos comprometidos em sermos uma empresa inclusiva e que valoriza e respeita a diversidade, promovendo um grande movimento em prol da valorização das belezas plurais e necessidades individuais de cada pessoa. Assim, a nossa jornada de D&I não é apenas um compromisso, mas uma missão contínua que enriquece nossa cultura e impulsiona nossa inovação nessa direção”, conclui Rony.