Johnson & Johnson compra empresa de cosméticos Vogue International
Empresa busca acelerar o crescimento de sua divisão de consumo
A Johnson & Johnson (J&J) anunciou a compra, por US$ 3,3 bilhões, da companhia de produtos para cabelo Vogue International, como esforço para acelerar o crescimento de sua menor unidade, a divisão de consumo. A inclusão das marcas da Vogue ajudará a posicionar a J&J em quarto lugar no ranking de empresas de produtos para os cabelos nos Estados Unidos, segundo Mark Boston, porta-voz da companhia. Atualmente, a companhia está na oitava posição.
Enquanto a maior parte da receita da J&J vem da venda de remédios ou aparelhos médicos, o portfólio da empresa conta com marcas como Band-Aid, Listerine e Neutrogena. A aquisição vai trazer à companhia outros nomes famosos no mercado como xampus e condicionadores OGX, assim como as linhas FX, Proganix e Maui Moisture.
As ações da J&J chegaram a subir 1,7%, a US$ 114,53, nesta quarta-feira, 01, na Bolsa de Nova York. Nos últimos 12 meses, os papéis da companhia se valorizaram em 13%. A transação deve ser concluída durante o terceiro trimestre deste ano.
Produtos farmacêuticos tornaram-se a maior divisão da J&J em 2014 e respondem por 45% da receita, ultrapassando o segmento de equipamentos médicos. A companhia tem desenvolvido seus próprios medicamentos nos últimos anos, enquanto rivais no mercado apostam em aquisições para conquistar novos tipos de tratamento.
Em março do ano passado, a J&J perdeu para a AbbVie, que fez uma oferta de último minuto de US$ 21 bilhões pela Pharmcyclics, uma parceira da J&J no desenvolvimento do medicamento Imbruvica, para tratamento de câncer sanguíneo.
A empresa tenta aprimorar o desempenho da divisão de consumo — que respondeu por cerca de 19% das vendas no ano passado — desde o recall de milhões remédios sem receita, incluindo o popular Tylenol, em 2009.