A empresa australiana foi adquirida pelo grupo francês em 2023 por R$ 2,5 bilhões
Com apenas duas lojas no Brasil, a Aēsop anunciou o encerramento de suas operações no país, conforme divulgado pelo portal Vogue nesta segunda-feira, 9. As lojas, localizadas na Rua Oscar Freire, em São Paulo, e no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, estão fechando. No site da marca, consta apenas uma “pausa digital”, com orientações para contato com as lojas físicas.
A tentativa de contato via WhatsApp com a unidade de São Paulo não foi bem-sucedida, já que a mensagem não foi entregue. Nas informações comerciais, a loja ainda era listada como aberta.
De acordo com a matéria da Vogue, a Aēsop está reavaliando sua estratégia de negócios no Brasil e, por enquanto, decidiu encerrar suas atividades.
A Aēsop é conhecida por seus produtos feitos a partir de ingredientes naturais, com embalagens minimalistas e padronizadas. Suas lojas também são notáveis, projetadas por arquitetos que valorizam a simplicidade e exclusividade, sendo cada unidade única.
Fundada em 1987 por Dennis Paphitis, cabeleireiro de origem grega, a marca nasceu da criação de produtos capilares com óleos essenciais que ele já utilizava em seu salão. O sucesso dos produtos fez com que ele lançasse a Aēsop, cujo nome homenageia o contador de fábulas grego, Esopo (Aesop, em inglês).
A Aēsop não foca em amplas estratégias de marketing, propagandas milionárias como as tradicionalmente realizadas pelos concorrentes do setor ou oferta de descontos para atrair clientes. Em vez disso, busca ser notada e comentada pelo design de seus produtos e pelas características únicas de suas lojas.