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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosCollabs no mercado de beleza: marcas e redes de varejo se diferenciam no PDV

Collabs no mercado de beleza: marcas e redes de varejo se diferenciam no PDV

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Parcerias levam consumidores ao ponto de vendas e impulsionam o faturamento no varejo supermercadista

A colaboração entre marcas está se tornando uma estratégia poderosa no mercado de beleza que, segundo dados da Statista, alcançou um valor estimado de US$ 532 bilhões em 2022 e tem previsão de atingir cerca de US$ 800 bilhões até 2025. Com a crescente demanda por produtos inovadores e personalizados, as parcerias colaborativas entre marcas oferecem uma oportunidade valiosa para engajar consumidores e aumentar as vendas em um mercado tão dinâmico e competitivo.

As chamadas collabs, parcerias entre marcas de diferentes segmentos, vêm se mostrando uma estratégia eficaz para impulsionar o setor de beleza. Em 2023, a marca de cosméticos OX realizou uma ação no ponto de venda da rede Pão de Açúcar, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo, marcando o lançamento da linha OX Vita Glow, uma collab com a influenciadora Mari Maria, que contou com a presença da influenciadora na loja.

Segundo Ligia Vulcano, head de marketing e inovação da unidade cabelos da Flora, empresa responsável pela marca OX, a parceria influenciou profundamente o comportamento de compra nos supermercados. “Em colaborações como a linha OX Vita Glow, a associação com a imagem e o estilo de vida da influenciadora fez com que o público buscasse nossos produtos no varejo, aumentando a nossa presença e, consequentemente, as vendas. Como resultado, vimos um crescimento de 500% nas vendas em um único dia”, conta.

Collabs e a fidelidade do consumidor

A construção de lealdade à marca é um dos pontos fortes das colaborações e, de acordo com Patrícia Artoni, professora da FIA Business School, a soma de forças entre empresas que compartilham de públicos distintos pode gerar uma fidelidade ainda maior do consumidor. “Quando duas marcas se unem, há uma ampliação da penetração de consumidores, o que contribui para aumentar a base de clientes fiéis. Além disso, colaborações bem executadas criam uma conexão emocional mais profunda, gerando um senso de exclusividade e pertencimento”, diz.

A head de marketing e inovação da Unidade Cabelos da Flora destaca que essa estratégia foi exatamente o que OX almejou ao se aliar à influenciadora digital Mari Maria. “Conseguimos conquistar novas consumidoras que já eram fãs da influenciadora e que passaram a associar os atributos dela, como inovação e estilo, ao nosso produto. O resultado foi uma ampliação significativa da nossa base de clientes”, afirma Ligia Vulcano.

Desafios e impacto nas redes sociais

Assim como as collabs contribuem para as vendas de produtos de beleza, Artoni lembra que essas parcerias também apresentam desafios. “O maior obstáculo é garantir o alinhamento de valores entre as marcas envolvidas. Se as promessas feitas durante a campanha não estiverem alinhadas, o impacto pode ser negativo. Quando a colaboração parece forçada, o público percebe e isso pode prejudicar a reputação de ambas as marcas”, alerta a professora da FIA Business School.

Por outro lado, Ligia Vulcano, head da Flora, aponta um dos maiores benefícios que as collabs trazem para as parcerias. “Elas são capazes de revitalizar marcas, trazer inovações ao mercado e gerar um forte impacto nas redes sociais, ampliando a visibilidade dos produtos e impulsionando vendas”, completa.

 

 

 

Fonte: SuperVarejo 03.10.2024

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