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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosFranquia do setor de beleza fatura 129 milhões de reais investindo em collabs com influencers

Franquia do setor de beleza fatura 129 milhões de reais investindo em collabs com influencers

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Com o lançamento de um produto exclusivo e campanhas com a influenciadora Marina Ferrari, a Touti conseguiu escalar seus produtos e alcançar um novo público

As collabs tem sido tendência no mercado, principalmente nos setores de alimentação e moda. Quem nunca buscou a opinião de algum famoso sobre determinado produto antes de comprar? As empresas têm usado essa estratégia para aumentar a credibilidade nos seus produtos ou serviços e conseguir alcançar um público maior.

Esse crescimento foi constatado em uma pesquisa feita pela Circana, uma empresa de inteligência de mercado. O estudo nomeado “Marcas de Celebridade” apontou que o número de produtos assinados e lançados por celebridades aumentou quase 60% entre 2020 e 2022, apenas no setor de beleza.

Mas afinal de contas o que significa collab? O termo vem do inglês collaboration, que é traduzido por colaboração e se refere a uma união entre empresas ou marcas e influenciadores que possuam os mesmos valores e busquem alcançar os mesmos objetivos. A ideia é criar produtos ou serviços em conjunto para alcançar novos públicos, sendo uma relação benéfica para as marcas envolvidas.

A estratégia também é usada para reforçar o posicionamento cool brand da marca, que é o processo de construir a percepção que os consumidores tem em relação ao negócio. Alguns aspectos são importantes nesse processo, como utilidade, estética, originalidade autenticidade, entre outros, a depender da impressão que a marca quer causar no seu público-alvo. As collabs ajudam a criar uma identidade forte, reforçando esse posicionamento.

A Touti vem crescendo no mercado e está presente em todos os estados do Brasil. O crescimento tem sido impulsionado pela collab feita com a influenciadora Marina Ferrari, natural de Maceió (Alagoas). A influencer tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e ganhou destaque ao participar da edição 13 de “A Fazenda”.

Da parceria surgiu o perfume “Marina Ferrari por Touti”, lançado em abril e sucesso de vendas. Só nos primeiros meses de lançamento, as vendas do produto atingiram as expectativas da marca, impulsionadas pela visibilidade e engajamento nas redes sociais, atraindo novos clientes.

“A parceria entre a Touti e Marina Ferrari tem gerado resultados muito positivos. Desde o início do lançamento, percebemos uma excelente aceitação do público, tanto em termos de engajamento nas redes sociais quanto nas vendas. O perfume Marina Ferrari Nuit, por exemplo, rapidamente se tornou um dos favoritos entre nossos clientes, com feedbacks destacando a combinação única de notas de jasmim, caramelo salgado e baunilha”, explica a coordenadora de expansão da Touti, Dayane Corina.

Objetivos

Um dos objetivos da estratégia é alcançar mais pessoas, por meio da união entre marcas que tenham os mesmos valores e ideais e que buscam inovar e diversificar seus produtos ou serviços. Tanto as empresas quanto os influenciadores envolvidos na colaboração são beneficiados pela parceria, já que juntos procuram expandir seus negócios.

Além disso, gerar mais receitas com os processos criativos das campanhas é outro propósito das collabs. A estratégia é indicada para marcas que queiram reforçar a visibilidade e o impacto positivo perante o público, além de criar experiências que permaneçam vivas para os consumidores, considerando que a exclusividade dos produtos não envolve apenas preço, mas também o valor e a lembrança da marca nos clientes.

Vantagens

Uma das principais vantagens de investir em uma collab é a possibilidade de entrar em um segmento que a marca não teria acesso sozinha, pois a figura de um influenciador faz com que um público nichado se interesse por determinado produto ou serviço.

Outro benefício é a ampliação de awareness da marca, ou seja, a consciência de marca do público, fazendo com que os consumidores identifiquem os produtos ou serviços daquele negócio. Ao aumentando o awareness é possível aumentar também o número de pessoas familiarizadas com a marca.

Também há a possibilidade de aumentar o portfólio, principalmente com produtos exclusivos. Isso traz como consequência o aumento do engajamento entre os consumidores e expande a visibilidade da marca não somente pelas redes sociais, mas também entre as pessoas, que passam a comentar sobre as novidades entre si.

“A conexão autêntica da Marina com seus seguidores fortaleceu ainda mais a campanha, impulsionando a marca e garantindo um alcance expressivo. Em relação a projetos futuros, estamos em constante desenvolvimento de novas ações com a influencer”, conta Dayane.

Como fazer uma boa collab?

Para fazer uma collab de sucesso, a marca precisa, antes de mais nada, entender com clareza quem é seu público, através de pesquisas que tenham o objetivo de trazer informações sobre a persona. Além das informações do público, é interessante entender quais marcas ou influenciadores são reconhecidos pelos consumidores para que a campanha seja ainda mais certeira.

Depois disso, é necessário definir qual será o posicionamento da marca, ou seja, qual a imagem ela quer passar. Assim, fica mais fácil avaliar quais influencers representarão a empresa, buscando por criadores que tenham os mesmos propósitos da marca.

Como mensurar resultados?

Antes de buscar pelos dados que comprovem os resultados, é necessário todo um trabalho de pesquisa, por isso essa etapa é fundamental antes do início das campanhas. Usar a tecnologia para mensurar os dados e entender o que funcionou ou não é fundamental para a marca. Realizar pós-teste e pesquisas de mercado online ajudam a compreender o que deu certo e o que precisa ser evitado. 

Planos para o futuro

A Touti tem crescido no mercado, contando com 800 unidades em todo o país, chegando a faturar 129 milhões de reais de janeiro a agosto deste ano. A marca espera faturar cerca de 215 milhões de reais até o final deste ano, desejando encerrar 2024 com 877 unidades. A meta é aumentar as vendas de novas unidades em 10%.

A coordenadora de expansão da franquia fala sobre os diferenciais da marca. “Qualidade e preço acessível. Que cabe no bolso de todo empreendedor. Estamos rodando com descontos especiais para o primeiro franqueado de cada cidade onde ainda não estamos presentes”, finaliza Dayane.

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