Fundada em 2021 pela farmacêutica Ana Koff, com mais de 20 anos de experiência e uma vasta bagagem acadêmica, a Ziel Upcycled Cosmetics vai fechar 2024 com um crescimento nas vendas de 500% em relação ao ano passado. Todos os produtos possuem ao menos um ingrediente proveniente de upcycling na formulação.
Ana conta que a marca foi concebida a partir da constatação de que muitos resíduos naturais, como cascas de frutas e sementes, que são ricos em nutrientes e propriedades benéficas, eram descartados no processo de fabricação de alimentos e outros produtos. A também mestre em gerontologia biomédica e pós-graduada em engenharia cosmética e pesquisa clínica viu, então, a oportunidade de valorizar esses ingredientes, transformando-os em cosméticos inovadores e sustentáveis.
Ana Koff, fundadora na Ziel Ucycled Cosmetics
Eficácia e sustentabilidade
“O objetivo da Ziel é combinar a eficácia de cosméticos de alta qualidade com práticas sustentáveis de reaproveitamento de ingredientes, buscando reduzir o impacto ambiental da indústria da beleza”, defende Ana, explicando que hoje a empresa trabalha com seis ingredientes de circularidade locais: óleo de semente de uva orgânico, casca de uva orgânica, casca de semente de uva orgânica, casca de maçã orgânica, cristais de fermentação do vinho e pó de café. “Essa combinação de inovação, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente é o que define a filosofia da Ziel, tornando-a uma marca relevante no cenário atual de consumo consciente e sustentável”.
Em cuidados com a pele, a Ziel oferece óleos facial e corporal que ajudam na hidratação da pele e renovação celular, óleo demaquilante, sabonete facial, sabonete íntimo com prebiótico e esfoliante facial, além do inovador Bath Bubble, primeira esfera de banho efervescente do mundo feita a partir de cristais de fermentação do vinho, segundo a fundadora. O portfólio é complementado por shampoos, condicionador e máscara de tratamento.
Parcerias em upcycling
A empresa conta com parcerias com empresas alimentares na cadeia de materiais upcycling. Os produtos são desenvolvidos pela própria fundadora e a produção terceirizada. Já a distribuição é feita nos canais digitais por meio de site próprio e marketplaces, além do canal físico em 87 pontos de venda, como farmácias e lojas de cosméticos em 16 estados.
“O ano de 2024 tem sido muito positivo para a Ziel. Aumentamos expressivamente nossa distribuição e crescemos cinco vezes em relação ao ano passado”, comemora Ana Koff, que promete lançamentos focados em skincare para 2025.