Consumo resiliente segue impulsionando o setor, mesmo em cenário econômico desafiador
A indústria da beleza continua a demonstrar resiliência em 2025, com dois grupos geracionais se destacando como principais motores de crescimento: a Geração Alfa e os Millennials.
De acordo com Larissa Jensen, consultora global da indústria de beleza da Circana, o setor de beleza superou as vendas totais de outros segmentos no varejo de bens de consumo e prestígio nos EUA em 2024. Em muitos casos, foi responsável por impulsionar um crescimento geral mais robusto no varejo, reforçando sua influência sobre outras indústrias.
Apesar do declínio do sentimento econômico, os consumidores dos EUA mantêm sua conexão com produtos de beleza, e as perspectivas para 2025 permanecem positivas, impulsionadas por dinâmicas geracionais e mudanças nas tendências de mercado.
A ascensão da Geração Alfa
Um dos grupos que mais contribuem para o crescimento do setor é a Geração Alfa. Surgindo na cena da beleza há pouco mais de um ano, esse público jovem vem intensificando seu impacto. Famílias de alta renda com filhos menores de 18 anos aumentaram seus gastos com produtos de beleza três vezes mais rápido do que outros grupos, consolidando a relevância dessa geração no mercado.
Millennials e suas mudanças de comportamento
Enquanto isso, os Millennials seguem moldando tendências à medida que envelhecem e suas prioridades evoluem. Contudo, essa geração apresentou uma redução no uso de maquiagem, o que influenciou na desaceleração das vendas em mercados de massa e prestígio. Além disso, os Millennials registraram a maior retração em gastos discricionários em setores fora da beleza.
Apesar disso, eles continuam a se engajar no mercado de beleza, embora possam precisar reavaliar suas escolhas de consumo no próximo ano. Para garantir o envolvimento contínuo desse grupo, será essencial criar estratégias que se alinhem às suas novas necessidades e preferências, enfatizou Larissa Jensen.
A força desses dois segmentos, somada a outras dinâmicas, promete manter a beleza como um dos pilares de crescimento no varejo global.