Estudo da FEBEA mostra alta aceitação do formato entre mulheres francesas e aponta oportunidades para expansão no mercado de beleza
Por ocasião do Dia Mundial do Refil, a FEBEA (Federação Francesa das Empresas da Beleza) divulgou um estudo que destaca o crescente interesse das consumidoras francesas por cosméticos recarregáveis. Segundo a pesquisa, 59% das entrevistadas compraram ao menos um refil no último ano, demonstrando forte adesão à proposta.
O perfil mais engajado com os produtos recarregáveis é composto por mulheres de 19 a 44 anos, com alta renda, que vivem em residências com três ou mais pessoas e são compradoras frequentes de cosméticos.
Entre os principais atrativos dos refis estão a redução do impacto ambiental (mencionada por 70% das entrevistadas), a economia financeira (64%) e a praticidade (39%). Os formatos mais apreciados são os pequenos com tampa, que permitem despejar o conteúdo em recipientes reutilizáveis. Tamanhos de viagem também se mostram populares entre as consumidoras.
A preferência recai sobre refis que ofereçam economia entre 10% e 20% em relação ao produto original, além de opções cuja capacidade seja duas a quatro vezes maior. As consumidoras também valorizam informações claras sobre os benefícios ambientais dos produtos.
A indústria da beleza já começa a responder a essa demanda. Um exemplo é a campanha global #JoinTheRefillMovement, lançada pela L’Oréal, que envolve marcas como Lancôme, Armani Beauty, Yves Saint Laurent Beauty, Kiehl’s, Mugler, Prada Beauty e L’Oréal Paris. A ação promove o uso de refis e reforça seus benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor.
De acordo com a L’Oréal, a substituição de dois frascos de 50 ml do perfume La Vie est Belle L’Élixir por um frasco recarregável de 100 ml reduz em até 73% o uso de vidro, 66% de plástico e 61% de papelão.