Desenvolvida com base em anos de pesquisa avançada, a L’Oréal Professionnel acaba de lançar a linha Vitamino Color Spectrum, uma inovação na preservação da cor dos cabelos coloridos, que incorpora uma tecnologia patenteada que redefine os padrões de proteção da cor, fixando os pigmentos e evitando sua degradação em todas as cinco dimensões do espectro de cor (brilho, saturação, tom, contraste e luminosidade) por até 100 dias, um marco inédito no segmento profissional.
A linha foi criada para um protocolo profissional completo de cuidados com a cor, chamado Spectrum Blindagem da Cor, já disponível nos salões, que conta com shampoo, shampoo matizador, condicionador profundo, máscara e o Glass Shine Serum, com resultados de antidesbotamento, antifrizz e antiumidade que duram até 10 lavagens. O serviço é indicado para o dia de coloração, para fixar as dimensões da cor; e para o dia de tratamento entre colorações, para proporcionar uma cor renovada, brilho espelhado, além de suavidade, movimento, e maior fixação da cor na fibra capilar.
“A linha é inovadora e se torna um divisor de águas no mercado de cuidados com a cor, pois mantém a cor vibrante e protegida por muito mais tempo com a rotina de cuidados em casa”, afirmou Joana Fleury, diretora geral da L’Oréal Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal no Brasil, que reúne também as marcas Kérastase e Redken. Em entrevista ao Cosmetic Innovation, a executiva detalhou a jornada para o desenvolvimento de Vitamino Color Spectrum, a tecnologia aplicada às formulações e os testes instrumentais e com consumidoras que comprovam sua eficácia.
Como foi o processo de desenvolvimento da linha Vitamino Color?
A linha Vitamino Color Spectrum, da L’Oréal Professionnel, foi concebida a partir de uma investigação profunda sobre as principais dores das mulheres que colorem os cabelos, especialmente no Brasil. Em pesquisas internas, a empresa identificou que aproximadamente 75% das brasileiras utilizam coloração regularmente, com demandas claras por durabilidade da cor e proteção contra os danos que ela pode causar. Para desenvolver a linha, a marca reuniu especialistas de renome mundial, como Sabrina Bias e Marlon Hawkins, em workshops intensivos de dois dias na Le Visionnaire Academy, em Paris. Nesses encontros, foram avaliadas cerca de dez fórmulas diferentes, buscando aquela que melhor equilibrasse fixação de pigmentos, brilho e saúde dos fios.
Como a tecnologia da Vitamino Color Spectrum funciona para proteger a cor dos cabelos?
O grande diferencial da Vitamino Color Spectrum está em sua tecnologia patenteada, que combina 2,5% de ácido ferúlico e ácido cítrico. Funciona em três frentes: o ácido ferúlico age como forte antioxidante, protegendo a cor do estresse oxidativo; o ácido cítrico penetra na fibra capilar para fixar os pigmentos internamente; e um ativo chamado alfa-silano forma uma camada protetora na superfície do fio, garantindo que as cinco dimensões da cor — brilho, saturação, contraste, tom e luminosidade — sejam preservadas por até 100 dias de uso contínuo com a rotina completa de produto.
Quais foram os resultados dos testes realizados com a linha Vitamino Color Spectrum?
Os testes instrumentais realizados com a linha completa comprovaram ganhos expressivos: praticamente +147% de brilho espelhado após cinco lavagens de shampoo, até +98% de força, cerca de +86% de hidratação instantânea, além de alto índice de aprovação pelas consumidoras – 95% afirmaram que o cabelo parecia mais vibrante e 93% garantiram que a cor se manteve protegida. Tais resultados criam um forte respaldo científico ao efeito alardeado pela marca.
Como a linha Vitamino Color Spectrum atende às necessidades específicas das consumidoras brasileiras?
No cenário brasileiro, a linha foi adaptada às características e expectativas locais. Além de contar com o protocolo técnico “Spectrum Blindagem da Cor” aplicado em salões desde o momento da coloração, a marca lançou a linha com eventos em São Paulo e alinhou o mix com condicionadores, máscaras, shampoos sem sulfato, incluindo versões matizadoras para loiros e cabelos castanhos claros, que atendem a perfis variados de consumidores. Essa personalização demonstra atenção aos hábitos brasileiros, sobretudo à busca por produtos que realmente prolonguem o serviço profissional em casa.
Qual é a principal demanda das brasileiras que colorem os cabelos?
A demanda número 1 é clara: manter a intensidade da cor por mais tempo sem danificar os fios. Ou seja, procuram produtos que protejam contra o desbotamento, que fortaleçam e reparem o cabelo após a coloração. A linha Vitamino Color Spectrum foi criada exatamente para atender esse desejo, com protocolo técnico para blindagem da cor, controle do brilho da mesma forma que cuida do fio.
Quais outros dados de pesquisas da L’Oréal você destaca sobre hábitos das brasileiras em coloração?
A frequência de serviços de coloração entre as consumidoras brasileiras teve um aumento significativo. Segundo dados da Hairvolution 2022, a consumidora passou a fazer Balayage, luzes e mechas: ao invés de a cada três meses, para pelo menos por uma vez mês e os retoques da raiz e brancos, que eram feitos uma vez por mês, passaram a ser realizados aproximadamente uma vez por semana.
Como você avalia o mercado de coloração no Brasil e quais as perspectivas?
O Brasil é o 2º maior mercado global de coloração, atrás apenas dos EUA. O segmento tem como projeção de atingir US$ 361 milhões até 2028, além de uma tendência crescente de colorações entre jovens. Acredito que o país é muito promissor no mercado de coloração e por isso investimos cada vez mais em lançamentos que tenham uma pesquisa por trás com as consumidoras para que consigamos atender as expectativas delas e assim crescer junto com o mercado brasileiro.
Como a L’Oréal Professional se posiciona no mercado brasileiro de hair care profissional?
A L’Oréal Professionnel é a marca de tratamento profissional mais vendida no Brasil. Esse desempenho coloca a L’Oréal à frente, apoiada por canais múltiplos de venda e foco em inovação. Com a linha Vitamino Color Spectrum, reforçamos nossa imagem de inovadora e técnica, oferecendo protocolos que integram durabilidade da cor com blindagem avançada, entregues exclusivamente no salão.
Que caminhos você aponta para a inovação em cuidados capilares profissionais?
Acredito que o caminho seja continuar atendendo demandas específicas por tipo de cabelo, idade e frequência de coloração. Focar também na praticidade e tempo otimizado, com produtos fáceis de aplicar, pois sabemos a correria do dia a dia e precisamos facilitar a vida das consumidoras, oferecendo um tratamento premium, mas ao mesmo tempo com poucos passos. Tudo que podemos encontrar em Vitamino Color Spectrum, que tem apenas quatro passos na rotina, em que um dos produtos, o gloss shine sérum, dura até dez lavagens, facilitando ainda mais o processo de aplicação da coleção. Além disso, a sustentabilidade e ingredientes que não danifiquem o meio ambiente e não acarretem nenhum contra para os fios.