Mais verdes do que nunca, os produtos naturais continuam em expansão
O mercado de produtos naturais em cuidados pessoais está mais vibrante do que nunca e atrai consumidores cada vez mais exigentes e que se preocupam com tratamentos naturais para a pele.
O movimento natural e orgânico, que já foi considerado uma tendência passageira, tornou-se o pilar da indústria de cuidados pessoais, que fica mais forte a cada ano, graças à demanda dos consumidores por produtos naturais com melhor desempenho. Naira Aslanian, Especialista da Kline e Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline, revelam alguns destaques do relatório Natural Personal Care Global Series.
1.Como a Kline define o mercado de produtos naturais em cuidados pessoais?
O segmento de produtos naturais em cuidados pessoais inclui todas as marcas que se denominam como “naturais”. Nossos especialistas analisam cada marca, individualmente, mais os ingredientes utilizados em seus produtos. Ao final é atribuída uma nota, cuja classificação é de 1 a 10, e com base na nota recebida, o mercado é dividido em duas categorias:
- De 1 a 4: Marcas definidas como “inspiradas na natureza”
- De 5 a 10: Marcas definidas como “verdadeiramente naturais” – Esses são produtos formulados com uma maior proporção de ingredientes naturais e/ou orgânicos.
2.O mercado de produtos naturais em cuidados pessoais registrou um crescimento robusto em 2016 mostrando um aumento de 9% nos Estados Unidos e 8% no Reino Unido. O que está por trás desse crescimento?
Existem muitos fatores envolvidos neste crescimento dinâmico. No geral, o conceito de beleza evoluiu nos últimos anos, tornando-se parte de uma abordagem holística para o autocuidado, o que engloba uma alimentação saudável, o gerenciamento de estresse e o hábito de tomar suplementos vitamínicos. Alinhado com essa mudança de estilo de vida, os consumidores escolhem produtos que são naturais ou, pelo menos, que parecem ser naturais. Algumas marcas incluem em seus produtos extratos e óleos vegetais e alegam não utilizar os famosos ingredientes sintéticos. Algumas marcas, tais como: Tata Haper, Farmacy e Nu Skin incluem o conceito “farm-to-face” (em tradução livre “da fazenda para o corpo/a face”) em suas práticas. A Tata Haper tem como fonte de todos os seus ingredientes uma fazenda em Vermont.
3.Quais são as categorias de produto de maior crescimento?
O maior crescimento sem dúvida é no segmento de cuidados com a pele tanto para o mercado dos Estados Unidos e para o mercado do Reino Unido. Nos Estados Unidos o cuidado com o cabelo é o segundo maior segmento e registrou um crescimento de 11% em 2016. Os consumidores optam cada vez mais por produtos com palavras-chave no rótulo, tais como “sem sulfato”, principalmente em produtos que ajudam a manter por mais tempo a cor do cabelo. No Reino Unido o segmento em destaque é o de higiene oral que mostrou um crescimento de dois dígitos apoiado pelo bom desempenho dos hidratantes labiais e dos produtos multifuncionais.
4.Poderia citar algumas marcas que se destacaram em 2016?
Na categoria “verdadeiramente natural”, observamos taxas elevadas de crescimento de novas marcas como a Farmacy, a Honest Beauty e a Beautycounter. Na categoria inspirados na natureza a marca SheaMoisture continua crescendo e expandindo suas ofertas de produtos nas categorias de cuidados com a pele e higiene pessoal.
5.O que está por vir no ramo da beleza natural?
Podemos esperar uma crescente concorrência entre os players da indústria com mais inovação, tecnologia e soluções anti-idade, que atendam às fortes demandas por parte dos consumidores. As perspectivas de mercado são positivas, com uma taxa de crescimento de um dígito durante os próximos cinco anos. No passado apenas a presença de ingredientes naturais era suficiente para satisfazer o usuário de produtos naturais, contudo atualmente a tendência se tornou predominante, sendo o mais importante a geração de resultados. De acordo com o estudo de mercado Natural Personal Care Global Series as marcas “verdadeiramente naturais” crescerão em um ritmo mais rápido do que as marcas de produtos “inspirados na natureza”. Para atingir um público maior as empresas que atuam no segmento de produtos naturais em cuidados pessoais terão que reforçar as alegações de eficácia dos produtos por meio de certificações e estudos clínicos, uma vez que os consumidores estão cada vez menos convencidos simplesmente pelas alegações de que o produto é “natural”.
Para obter mais informações sobre tendências e novidades, e principalmente dados exatos, consulte o nosso estudo de mercado Natural Personal Care Global Series, uma análise sobre o mercado mundial de produtos de higiene pessoal e cosméticos naturais e orgânicos. A oitava edição da série traz informações abrangentes sobre dois dos maiores mercados mais avançados para produtos naturais de cuidados pessoais, nos quais as tendências normalmente surgem: o Reino Unido e os Estados Unidos.