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A empresa L’Oréal entra na Web3

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A empresa acredita que uma nova geração de criadores da Web3 ajudará a redefinir a beleza

A marca de propriedade da L’Oréal NYX Professional Makeup está lançando uma “incubadora” de beleza on-line na forma de DAO (Organização Autônoma Descentralizada) chamada GORJS, bem como mil NFTs Ethereum chamadas FKWME Pass (pronuncia-se fuck with me). A empresa acredita que uma nova geração de criadores da Web3 ajudará a redefinir a beleza.

Os passes FKWME NFT foram lançados ao público com um preço de 0,19 ETH (cerca de US$ 290 cada). O novo empreendimento é uma iniciativa que se insere em uma estratégia mais abrangente da marca de investir no futuro da internet, tendo, inclusive, estabelecido uma divisão específica para lidar com as tecnologias desse campo.

A filial da empresa tem observado o espaço da Web3 nos últimos dois anos e considera que os clientes estão fazendo a transição de forma natural do ambiente on-line para o ambiente baseado na tecnologia blockchain.

“A melhor parte da Web3 é a existência de uma comunidade”, disse o presidente global da NYX, Yann Joffredo. “As DAOs são, na verdade, uma comunidade de pessoas que compartilham valores que têm a mesma visão ou filosofia”, acrescentou.

Que grandes marcas como Porsche, Paramount ou até mesmo pessoas como o bilionário Donald Trump mergulharam de cabeça na tecnologia Web3, não é novidade. Houve muitas iniciativas interessantes no lançamento de coleções de NFTs, porém, diversas empresas ainda não conseguiram pensar na utilidade desses NFTs até o momento, conforme declarou Joffredo.

No entanto, a criação de um DAO — uma estrutura descentralizada que permite que os detentores de tokens nativos votem em propostas e decidam quais projetos financiar — é, claramente, uma estratégia de longo prazo, e não uma moda passageira.

A GORJS emitiu mil passes NFT para financiar o tesouro da DAO, que será usado para a criação de projetos desenhados por sua equipe de artistas. Os membros do Ethereum DAO usarão tokens de governança GORJS intransferíveis — com um suprimento total de US$ 100 milhões — como fichas de votação para várias propostas e projetos.

Além disso, os membros do DAO podem ganhar os tokens GORJS soulbound de várias maneiras, inclusive comprando um FKWME Pass. Se um token é “soulbound”, significa que é intransferível e não pode ser movido da carteira do titular.

Ainda, o NFT concede automaticamente ao titular um rendimento diário de tokens GORJS e, também, permite que ele seja listado para futuros airdrops do NFT e vendas futuras exclusivas.

“Vamos deixar claro, a NYX não está nisso pelo dinheiro, pelo menos por enquanto”, disse Joffredo, observando que qualquer receita obtida com as vendas dos passes NFT fluiu de volta para o tesouro da GORJS.

No ano passado, ao contrário dos volumes de negociação da NFT ou das vendas de preços da terra no metaverso, os ativos sob a gestão de DAOs se mantiveram estáveis em cerca de US$ 12 bilhões, com as contagens mensais de membros crescendo para 6 milhões em novembro.

Em 20 de abril, o projeto vai estrear no OpenSea (mercado americano de tokens não fungíveis com sede na cidade de Nova York) com seu primeiro lote de arte digital produzida pelos criadores da NFT que a organização financiou, intitulado “GORJS Genesis Collection”.

Os royalties para vendas primárias e secundárias serão divididos entre os artistas e o tesouro da DAO, para que ela possa financiar projetos futuros.

O mergulho da NYX na Web3 se alinha com o fascínio da empresa-mãe L’Oréal pelo universo cripto. Essa última já está envolvida no espaço de construção da comunidade digital e do metaverso, tendo investido na startup Digital Village, através de seu braço de VC, Bold.

Também não é surpresa que a NYX tenha entrado na Web3, considerando os 17 pedidos de marca registrada da L’Oréal arquivados no ano passado para NFTs e usos de blockchain para suas marcas, incluindo NYX, Kiehl’s e Urban Decay.

Embora a NYX esteja seguindo em frente com esses planos, não há clareza se os seus clientes existentes se interessarão pelo universo cripto. No entanto, é certo que a entrada da marca no mundo Web3 atrairá um novo grupo de usuários com perfis diversos.

 

 

Fonte: Metropoles 23.03.2023

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