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Kantar Media identifica as principais marcas de shampoos que aparecem na Amazon.com

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A P&G domina os resultados da pesquisa feita no site da Amazon, sobre as principais palavras-chave relacionadas a shampoos

A Kantar Media, líder global em inteligência de mídia, publicou um estudo sobre o desempenho das marcas de shampoos, comparando os resultados das buscas na Amazon.com, em abril de 2018. A empresa descobriu que a Herbal Essences, da P&G e a Head & Shoulders estavam entre as marcas mais vistas no site de comércio eletrônico durante o mês. Ter uma forte visibilidade da marca nos resultados de pesquisa da Amazon é vital para os anunciantes, porque isso significa maior exposição a compradores no mercado e maior potencial para esses compradores clicarem e comprarem o produto do anunciante.

O estudo foi conduzido com a solução Ad Insight da eCommerce Search da Kantar Media, uma ferramenta de inteligência competitiva inédita, que fornece informações sobre o desempenho em nível de palavras-chave das marcas, em comparação aos concorrentes, nos resultados das buscas da Amazon.com. Especificamente, a empresa usou o recurso “Brand Visibility Score” da ferramenta para avaliar as cinco principais marcas em três das palavras-chave relacionadas a shampoos mais pesquisadas na Amazon.com durante o mês de abril, incluindo “shampoo”, “shampoo e condicionador” e “shampoo para caspa”.

A Kantar atribui uma pontuação de visibilidade às marcas, com base na análise de uma variedade de dados de busca para cada marca na Amazon.com.

No geral, o estudo descobriu que as marcas da P&G lideram cada uma das três palavras-chave relacionadas a shampoos que foram pesquisadas. Também descobriu que a compra de anúncios patrocinados pode aumentar significativamente a visibilidade de uma marca na Amazon.

Para a palavra-chave “shampoo”, a marca da P&G, Herbal Essences, liderou todos os concorrentes com uma pontuação de visibilidade de marca de 14 em 100. As listagens da Herbal Essences apareceram entre as 3 primeiras posições na página de resultados da Amazon durante 17% do tempo no qual a palavra “shampoo” foi pesquisada por compradores durante o mês. A Dove, da Unilever, ficou em segundo lugar, com uma pontuação de visibilidade de marca 10. Embora as listagens da Dove mostrassem as três primeiras posições na página de resultados de pesquisa em 26% do tempo, comparado com 17% da Herbal Essences, havia muito menos listagens com Dove no total durante o período – menos de 20% do número de listagens da Herbal Essences – tornando a marca Dove menos visível.

Na palavra-chave “shampoo e condicionador”, a Pantene, também da P&G, teve muito mais visibilidade na Amazon.com em abril do que seus concorrentes, alcançando uma pontuação de 36 em 100, em comparação a uma pontuação média de menos de 7 para as outras marcas “top five”.

Para a palavra-chave “shampoo para caspa”, a Head & Shoulders, da P&G ganhou um índice de visibilidade de marca de 27, com a marca aparecendo no topo das listagens em 65% do tempo. De forma também notável, o estudo revelou que Head & Shoulders também aparecia entre as cinco principais marcas para as duas outras palavras-chave examinadas, “shampoo” e “shampoo e condicionador”, com base inteiramente nas listagens patrocinadas pela marca. O fato de a Head & Shoulders não ter listagens orgânicas em nenhuma das duas palavras-chave sugere que a marca usou agressivamente listagens patrocinadas em abril para aparecer em resultados de buscas populares onde, naturalmente, poderia não ter sido exibida. Em todos os cinco principais anunciantes para as três palavras-chave estudadas, um total de 18% de todas as listagens foram anúncios patrocinados, em comparação com 82% de listagens orgânicas.

“A Amazon é um ambiente importante para nos ajudar a conquistar participação de mercado para nossos clientes, mas às vezes estamos tomando decisões com visibilidade limitada”, comentou Neky Romero, sócio e diretor de pesquisa do GroupM´s Wavemaker. “O eCommerce Search Ad Insight ajuda-nos a tomar decisões mais embasadas, fornecendo informações sobre quem são os principais players na nossa versão vertical e se podemos competir. Podemos, então, criar estratégias sobre como ser competitivos nas principais palavras-chave e expandir para outras palavras-chave que possam ser benéficas para nossos negócios.”

As pontuações de visibilidade da marca variam de 1 a 100, sendo a última a melhor pontuação possível. As pontuações relativamente baixas entre as marcas de shampoos neste estudo são comuns para palavras-chave sem marca, para as quais muitas marcas serão exibidas nos resultados de pesquisa, em oposição a palavras-chave com marca, para as quais a marca pesquisada aparecerá na grande maioria dos resultados. A Herbal Essences e a Pantene, por exemplo, obtiveram uma pontuação de visibilidade de 100 por suas respectivas palavras-chave, ” herbal essences shampoo” e “pantene shampoo”.

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