A pandemia realmente beneficiou os fornecedores de tratamentos de beleza?
Em 2020, foram lançados mais de 3.500 negócios com o termo ‘beleza’ no nome
A Associação Britânica de Terapia de Beleza e Cosmetologia (BABTAC) divulgou um relatório sobre a mudança no cenário dos serviços de beleza dois anos após o início da pandemia.
A adaptabilidade do setor se refletiu em um aumento de start-ups, de acordo com a BABTAC.
Em 2020, foram lançados mais de 3.500 negócios com o termo ‘beleza’ em seu nome, em comparação com 500 em 2014 (Kline); 2020 também viu o lançamento de 7.083 empresas de cabeleireiro e tratamento de beleza (Research Reports World), que o BABTAC disse ser provavelmente o resultado de pessoas que optaram por trabalhar por conta própria ou perseguir negócios de beleza.
O relatório também destaca o enorme aumento de 2.250% nas reservas em comparação com os números pré-pandemia quando os salões reabriram em junho de 2020, bem como o aumento da simpatia pelas pequenas empresas, que está ajudando a neutralizar o impacto de ‘não comparecimento’ nos prestadores de serviços de beleza. .
Inovações digitais, incluindo sistemas de reservas online aprimorados e masterclasses de vídeo ao vivo, bem como operações de mídia social impulsionadas, foram outros dois resultados positivos mencionados.
A priorização dos cuidados com a pele fez com que os tratamentos estéticos em clínicas disparassem 25% em 2022 (Kline), o que beneficiou os profissionais.
Enquanto isso, os terapeutas nas ruas locais estão desfrutando de um fluxo mais constante de clientes ao longo da semana como resultado do trabalho híbrido.
Dito isso, o relatório sinaliza simultaneamente os desafios enfrentados pelo setor de serviços de beleza.
O principal deles é a perda de ganhos (uma média de £ 11.603 em abril de 2021, Simply Business), menos empregos (com 39% das funções elegíveis de beleza e bem-estar concedidas até o final de abril de 2021, BABTAC) e competição com tratamentos de bricolage que aumentaram durante o bloqueio.
Da mesma forma, tendo um impacto negativo estão os custos crescentes devido à inflação.
Além disso, as expectativas muito altas dos consumidores em relação à limpeza e higiene significam maiores gastos financeiros para a equipe do salão.
“Tendo sofrido efeitos econômicos devastadores e apoio limitado do governo durante a pandemia, o setor de beleza está apenas se recuperando”, disse Lesley Blair, CEO e presidente da BABTAC.
“Também não podemos ignorar o impacto que o aumento do custo de vida está prestes a ter em nossa indústria. Quase metade das empresas de beleza dizem que recentemente foram forçadas a cortar outros custos comerciais, incluindo salários ou reduzir o horário de funcionamento, para pagar contas de serviços públicos altíssimas”.
Ela continuou: “Apesar dessas limitações – contra as quais a BABTAC continua lutando incansavelmente – há vários sinais de que nosso setor está se adaptando e evoluindo. Estamos vendo uma demanda crescente, principalmente em tratamentos de bem-estar e cuidados com a pele, um aumento nas startups de beleza e inovação sem precedentes.
“As empresas que podem capitalizar com sucesso essas oportunidades estão preparadas para um período de expansão à frente, em um cenário de maior apoio público e uma nova apreciação pelo trabalho que fazemos.”
Fonte: Cosmetic Business 08.07.2022