Adaptando estratégias de beleza em tempos de crise
Margaux Caron, analista de beleza global da Mintel, em artigo no blog da empresa de pesquisa, fala sobre como as marcas francesas podem inovar em tempos de crise. A análise também pode apoiar as marcas brasileiras em suas estratégias.
Enquanto a Europa se prepara para um clima mais frio e a França entra em um segundo bloqueio nacional, há uma camada adicional de incerteza para os setores de varejo e beleza. É, portanto, indispensável olhar mais de perto a mudança no comportamento do consumidor que a pandemia trouxe e como as marcas podem inovar em tempos de crise.
Beleza limpa – feita em laboratório
Os efeitos visíveis do bloqueio na natureza e nas áreas urbanas circunvizinhas aumentaram a consciência ecológica dos consumidores, o que foi comprovado por um terço dos consumidores franceses, afirmando que deram maior prioridade ao meio ambiente desde o início da pandemia. Com o COVID-19 igualmente estimulando as preocupações com a higiene, os consumidores franceses estão prontos para usar ingredientes de origem natural e modificados em laboratório para aumentar a segurança, o desempenho e a sustentabilidade. As marcas de beleza podem aproveitar essa mudança desenvolvendo inovações de beleza com benefícios funcionais adicionais. Ingredientes que geralmente são encontrados no departamento de saúde, como vitaminas e suplementos, têm grande potencial para produtos de beleza holísticos que exploram uma preocupação elevada com a saúde e o bem-estar, como qualidade do sono ou alívio do estresse.
Reinventando o varejo de beleza
O bloqueio teve um grande impacto no cenário de varejo da Europa, já que muitas lojas consideradas não essenciais tiveram que fechar por um período específico de tempo. Ainda assim, de acordo com a pesquisa da Mintel, muitos consumidores franceses e europeus ainda estão tentando reduzir o tempo gasto nas lojas e se sentem desconfortáveis ao manusear ou tocar os produtos na loja.
Para marcas de beleza, que dependem fortemente de testes em lojas, explorar seguros ‘conceitos sem contato’ por meio de novas técnicas de amostragem de uso único e ferramentas ‘phygital’, como espelhos inteligentes, dispensadores ativados por movimento e estações de teste digital são essenciais. Com um segundo bloqueio nacional durante o inverno, a Mintel espera que a combinação de streaming ao vivo e e-commerce dê uma nova ascensão a influenciadores de beleza e compras online de beleza.
Inovação em beleza para consumidores domésticos
O COVID-19 não afetou apenas o cenário econômico, mas também a saúde mental dos consumidores. Enquanto alguns lutavam para obter licença, outros ficaram fazendo malabarismos com o trabalho de casa e a educação em casa, direcionando a conscientização pública para a saúde física e mental. Como muitos spas e salões tiveram que fechar suas portas no início desta primavera, os consumidores têm procurado cada vez mais por tratamentos caseiros com resultados semelhantes aos de salões para se mimarem. Do ponto de vista da Mintel, o atendimento tanto para autocuidado quanto para trazer tratamentos de salão para casa terá sucesso e se integrará a esses novos estilos de vida “caseiros” aos quais todos ainda estamos nos adaptando.
Seguindo em frente, cada setor deve abraçar esses tempos sem precedentes, observando de perto o comportamento do consumidor em constante mudança. Desenvolvendo novos conceitos de sustentabilidade e segurança, além de formatos inovadores para novas experiências em casa, as marcas de beleza estarão preparadas para o ‘próximo normal’.
Fonte: Blog Mintel 28.10.2020