Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosÆonome ™ – um agebiótico que traz uma nova abordagem ao microbioma da pele

Æonome ™ – um agebiótico que traz uma nova abordagem ao microbioma da pele

  • Written by:

Æonome ™ é produto da fermentação de uma bactéria (fermento bacteriano), encontrada em Pas de Vallgornera (ilha de Maiorca, Espanha), uma caverna subaquática, que foi descoberta em 1968, cujo acesso é restrito apenas a pesquisadores. Esta caverna permaneceu preservada e intocada por mais de 3 milhões de anos

Este ativo é obtido por meio de um processo sustentável de sourcing (colheita de amostra única) e fermentação, seguindo os 12 princípios da Química Verde. Æonome ™ é de origem 100% natural de acordo com a ISO16128 e aprovado COSMOS. Além disso, é de baixo impacto ambiental, pois é facilmente biodegradável e não eco tóxico.

Microbiota, o alvo Hype do mercado cosmético

A microbiota cutânea é a primeira linha de defesa de nossa pele, sendo formada por um complexo ecossistema de bilhões de microorganismos como bactérias, fungos, etc. que vivem em harmonia e equilíbrio; qualquer alteração neste balanço pode levar a uma disbiose, acarretando problemas na pele.

Nossa microbiota cutânea é composta por mais de 7.000 espécies, que representam o mundo invisível em nossa pele e, por trás do qual, se esconde o segredo para uma aparência jovem.

O estudo da microbiota da pele é uma caverna labiríntica ainda a ser totalmente descoberta. Hoje em dia, existem muitas abordagens para a microbiota da pele:

♦ Prebióticos – substrato para o crescimento de microorganismos

♦ Probióticos – microrganismos vivos e úteis para a pele

♦ Pós-bióticos – metabólitos de microorganismos benéficos para a pele

♦ Agebióticos – Prebióticos para a microbiota da pele, melhorando a liberação de pós-bióticos anti-aging.

Æonome ™ se enquadra como um agebiótico, ou seja, um prebiótico que será metabolizado pela microbiota cutânea comensal e aumentará a liberação de pós-bióticos anti-aging.  Æonome ™, induz a liberação de antioxidantes por uma microbiota equilibrada, protegendo a pele dos sinais visíveis de envelhecimento e do estresse oxidativo. Assim, aumenta a capacidade dos queratinócitos de produzir proteínas atemporais envolvidas na integridade da pele, na coesão dermo-epidérmica e nos antioxidantes endógenos.

Testes in vivo e in vitro validaram essa nova abordagem agebiótica, revelando os mecanismos e propriedades de anti-envelhecimento do Æonome™.

Para os testes In vitro, o Æonome ™ demonstrou estimular o crescimento e manter a diversidade da microbiota equilibrada. Por meio da metabolização do ingrediente ativo pela microbiota cutânea, os metabólitos antioxidantes foram determinados por meio de estudos metabolômicos. Por meio de um FRAP (Fluorescence recovery after photobleaching, o Æonome™ foi 2,7 vezes mais forte do que a quercetina, um flavonóide conhecido por sua potente atividade antioxidante. Além disso, o ingrediente ativo demonstrou uma eficácia antioxidante por si só, mostrando uma redução da produção de ROS em -23% vs H2O2 e uma regulação positiva do gene envolvido na desintoxicação e na resposta antioxidante.

Os metabólitos antioxidantes produzidos pela comunidade microbiana atuam sobre os queratinócitos protegendo-os do estresse oxidativo e promovendo a produção de proteínas anti-aging pelos queratinócitos colonizados, envolvidos na integridade da pele, coesão das junções dermo-epidérmicas e antioxidantes endógenos.

Foi realizado um estudo clínico com 2 painéis de 20 mulheres, com idades ente 40 e 55 anos. Um grupo aplicou um placebo e o outro grupo aplicou um creme com 3% de Æonome ™. Os resultados demonstraram que o Æonome ™ reduziu 17,4% do volume e 8% da área total das rugas, na região dos pés de galinha, em 7 dias. Além disso, o Æonome ™ demonstrou melhorar a rugosidade média em 5% e diminuir a área de rugas em 10% na testa, em 28 dias.

Por fim, ao final do estudo in vivo, foi coletada uma amostra da testa de cada voluntário, para avaliar a abundância relativa de bactérias comensais. Æonome ™ demonstrou manter o equilíbrio de mais de 7.000 espécies diferentes de uma microbiota da pele saudável e aumentar a abundância das espécies mais benéficas.

Para mais informações no Brasil sobre o AEONOME e a LIPOTRUE, entre em contato com [email protected] ou acesse www.lipotrue.com.

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Designing Company