bareMinerals, do grupo Shiseido, encerra operação no Brasil
A marca americana de maquiagem bareMinerals, subsidiária do grupo japonês Shiseido, está encerrando a distribuição de seus produtos no Brasil neste início de ano. Em comunicado, a empresa afirma que “a decisão foi tomada após avaliação estratégica do negócio global a longo prazo”.
A operação da bareMinerals no Brasil foi iniciada em 2012, quando o setor de cosméticos crescia a dois dígitos, impulsionado pela expansão da classe média. A marca chegou a ter uma rede de lojas próprias e comercializava seus produtos em grandes redes como Sephora e The Beauty Box.
Os produtos continuarão disponíveis nas lojas Duty Free dos aeroportos internacionais de Guarulhos e Foz do Iguaçu, segundo a companhia. A Shiseido manterá a sua marca própria no Brasil, além da linha Nars, distribuída com exclusividade pela Sephora.
O setor de cosméticos encerrou 2015 com vendas de R$ 42,7 milhões, queda real de 6% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A primeira retração em 23 anos foi motivada pela recessão econômica e pela ampliação da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para distribuidoras, desde maio.