Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisBaby proof: bebês balizam desenvolvimento de cosméticos para todas as idades

Baby proof: bebês balizam desenvolvimento de cosméticos para todas as idades

  • Written by:

Tendência em beleza cria parâmetro concreto de clean beauty

Por Estela Mendonça

Muito ligada ao conceito de clean beauty, a tendência baby proof (à prova de bebê) se refere a produtos tão seguros e suaves que até bebês podem usar, independentemente da faixa etária para os quais foram criados. Segundo Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams e representante da plataforma no Brasil, são produtos cuidadosamente criados e formulados apenas com ingredientes seguros e não tóxicos, naturais e/ou sintéticos.

“Definir o que é limpo permanece um território não bem delimitado e que está em constante evolução. Em um mundo perfeito, a cadeia da indústria da beleza, incluindo fornecedores de matérias-primas, corporações e marcas, deveriam se reunir regularmente para definir o que significa ‘limpo’ e eventualmente criar uma certificação limpa para assegurar uma comunicação clara com os consumidores”, opina Fernanda.

Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams

A executiva observa que baby proof, assim como os claims dos cosméticos comestíveis de serem “tão seguros que você pode comê-los”, concentra-se em produtos que são suficientemente seguros até mesmo para bebês. “Embora seja de conhecimento comum que é inseguro para as mulheres tingir o cabelo quando grávidas, algumas mães também podem desconfiar de outros produtos de maquiagem ou de cuidados com a pele durante a gravidez. Se um produto destinado a um adulto é seguro também para um bebê, as mães e as mulheres grávidas podem continuar a usar este produto sem medo”, exemplifica.

Para Fernanda, não é surpresa que os ingredientes tenham se tornado o centro das atenções e se tenham tornado o principal benefício do produto.  Entretanto, não se trata apenas de ingredientes naturais, mas também do ingrediente certo. “Ele pode vir de um laboratório, desde que seja seguro e faça algo positivo. À prova de bebê, como uma reivindicação poderosa, proporciona um forte fator de confiança para os adultos”, explica, elencando os atributos desejáveis: listas de ingredientes curtas e simples, transparência, claims realistas, comunicação sobre segurança, fragrâncias à base de óleo, certificações free-from.

Tensoativos suaves

“Quando nos referimos a produtos que seguem a tendência baby proof beauty, estamos falando em formulações que promovam limpeza adequada, com baixas concentrações de tensoativos aniônicos. Afinal, a segurança é um fator decisivo na escolha de cosméticos para o bebê”, reforça Bianca Cava Tomé, coordenadora de novos negócios da Stepan.

Bianca Cava Tomé, coordenadora de novos negócios da Stepan

Bianca destaca algumas opções que podem auxiliar no desenvolvimento de fórmulas com esse perfil de suavidade e que contribuam com ótima performance em espumação e viscosidade. Entre eles, o AMPHOSOL® CDB HP (Cetil Betaína), um tensoativo anfótero derivado de ésteres metílicos de fontes vegetais. É indicado como intensificador de espuma e agente de controle estático, além de melhorar a resposta de viscosidade em sistemas de tensoativos livres de sulfato ou mesmo sulfatados.

Já o AMPHOSOL® CS 50 (Cocamidopropil Hidroxisultaina) é um tensoativo anfótero, que promove reforço na espuma e na construção de viscosidade para formulações suaves. Complementando, Bianca ainda cita o AMPHOSOL® LB (Lauramidopropil Betaína), outro tensoativo anfótero suave derivado de ésteres metílicos de cadeia curta, que também contribuem com as propriedades físicas de espumação do produto.

Segundo Bianca, para aprofundar as pesquisas sobre os benefícios desses tensoativos, a Stepan realiza estudos em laboratório por meio de avaliação de curva de sal versus performance de espuma para cada produto. “Para atender as necessidades do mercado em constante ascensão por produtos para peles sensíveis e baby care, a Stepan desenvolve, continuamente, novas matérias-primas que trazem benefícios a todas as aplicações, do formulador ao consumidor, sem deixar de lado a sustentabilidade”, completa Bianca.

Avaliação de curva de sal versus performance de espuma

AMPHOSOL® LB contribui para a espumação do produto

Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, lembra que não é à toa que a expressão “como pele de bebê” é usada para referência em maciez, suavidade, sedosidade, hidratação e pureza. “A pele de bebê é mais fina, o que a torna também particularmente mais vulnerável. Assim como os bebês possuem uma pele mais sensível e delicada, alguns adultos também apresentam maior fragilidade”.

Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco

Por isso é necessário um cuidado especial no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades de quem busca ingredientes mais suaves para sua pele. Necessários para a higiene, tensoativos podem causar irritação. Em seu portfólio, a Dinaco conta com opções de tensoativos suaves, como o Sulfochem™ TD-3PHP, que causa menos irritação aos olhos.

Até mesmo os sistemas tensoativos suaves utilizam umectantes e emolientes para diminuir a irritabilidade nas peles sensíveis. Vera destaca que a Lubrizol Life Science desenvolveu emulsionantes que ajudam a diminuir a irritação de tensoativos. A linha Glucam™, por exemplo, oferece umectação e emoliência e evita a perda de água transepidérmica, além de proporcionar um sensorial aveludado após a aplicação. Já para baixas viscosidades, a versátil linha Glucate™ permite preparo e estabilização de emulsões com sensorial agradável.

Ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras, os princípios da tendência clean tem especial aderência para bebês: segurança, transparência, sustentabilidade e desempenho. “Ainda no útero, o bebê conta com o vernix, substância cremosa rica em moléculas ultra-hidratantes de esqualeno, que reveste sua pele e fornece proteção natural poderosa nas primeiras horas após o nascimento conferindo um efeito nutritivo e impermeabilizante na pele do bebê, além de criar um efeito protetor à prova d´água”, explica.

Segundo ela, essa proteção pode ser reproduzida com produtos à base de esqualano, como é o caso da Pipette, startup norte-americana apoiada pela Aprinnova, que tem como ingrediente herói em todas as fórmulas o NeossanceTM Squalane, esqualano puro derivado da cana-de-açúcar e obtido por métodos sustentáveis. “Este produto é tão suave até mesmo para um bebê”, afirma a executiva da Dinaco, que no Brasil distribui com exclusividade a linha de ingredientes multifuncionais da Aprinnova.

O esqualano também é o principal ingrediente da Biossance, marca de clean beauty que usa a biotecnologia para desenvolver produtos sustentáveis. Ele está presente em todos os seus  produtos por ter uma função essencial e única para a pele. “Considerado uma molécula super hidratante, que nutre instantaneamente enquanto mantém a umidade essencial da pele, o esqualano pode ser usado da cabeça aos pés, em bebês e até em peles maduras”, defende a marca.

A Positiv.a também tem um bom exemplo. A marca ampliou sua linha de autocuidado com as Águas Bioativas de Ylang Ylang e Alecrim. Indicadas para limpeza, hidratação e tonificação da pele, também conhecidas como hidrolatos, possuem as mesmas características básicas dos óleos essenciais, mas, por serem diluídas, podem ser utilizadas em contato direto com a pele. Além disso, ainda possuem os benefícios hidrossolúveis das plantas medicinais, que acabam não se misturando aos óleos essenciais e ficam apenas na água. Elas podem ser usadas por todas as idades e também animais de estimação.

A marca de dermocosmético Cetaphil, da Galderma, apresentou recentemente Cetaphil Espuma Hidratante Pro AD Fast Control, a primeira espuma hidratante para o cuidado da pele atópica. O produto é uma extensão da linha Pro AD Control da marca, voltada para as peles mais sensíveis, que conta com um sabonete líquido e uma loção hidratante. O produto restaura a barreira natural da pele sem irritar, proporciona 39% de redução imediata da coceira relacionada ao ressecamento da pele, e foi formulado para uso na pele sensível e sensibilizada, principalmente nos momentos de piora da irritação, ressecamento e coceira. Além disso, o produto é hipoalergênico e não possui fragrância.

A marca de luxo Givenchy acaba de lançar o Givenchy Ressource, tratamento hidratante antiestresse que, além de corrigir os malefícios do cansaço psicológico na pele, reequilibra o seu teor de hidratação para proporcionar uma ação completa e conforto absoluto. Como pele estressada também pode significar pele sensível, as fórmulas foram reduzidas a apenas o que é essencial. São ricas em ingredientes naturais e criadas minimizar quaisquer reações adicionais. A linha conta com loção, sérum e creme hidratante.

A Quintal Dermocosméticos está lançando o Kit para Peles Ultrassensíveis, que promete reequilibrar as funções vitais, combater a irritação e reduzir a vermelhidão de reações inflamatórias em peles sensíveis e sensibilizadas. O principal componente, a argila rosa, atua com ação cicatrizante, detox e antipoluição. Enquanto age na pele, o nanovetor com hammamelis, tília e malva purifica e minimiza os processos inflamatórios, diminuindo a irritação. O extrato de cherimoia e blend de óleos reforçam a resistência aos fatores estressantes e ajudam na suavização das inflamações.

Giulio Peron, CEO  da Quintal dermocosméticos

“A principal característica desse tratamento é a ação em três níveis: alívio imediato, equilíbrio das funções vitais e hidratação profunda. Os ativos combinados estimulam a resposta biológica das células para combater o estresse celular, que podem causar as reações inflamatórias de peles sensíveis”, afirma o CEO  da Quintal dermocosméticos, Giulio Peron.

A Nanomed usou uma combinação de nanotecnologia e óleo essencial do cravo-da-índia para criar o Repelente do Bem, que oferece no mínimo 4h30 de proteção contra mosquitos sem riscos para os consumidores. Ao contrário dos ativos mais utilizados no mercado, como o DEET, o ativo do Repelente do Bem é seguro para a família toda e foi pensado especialmente para públicos específicos, como crianças de todas idades, gestantes e idosos.

Foco em bebês

Fernanda Pigatto ressalta que o mercado de cuidados pessoais específico para bebês também está crescendo, com uma atualização nos hábitos de consumo. “Os pais estão interessados e dispostos a pagar mais por produtos de cuidados pessoais para bebês, especialmente produtos que podem resolver problemas de pele ou conter ingredientes com benefícios para a pele”.

Adriana Amiralian, Diretora de Marketing e Trade Marketing da Phisalia

Desenvolvida com ingredientes naturais, a nova linha Physalis Baby promete proteção, suavidade e hidratação para a pele delicada dos bebês. Sua formulação conta com a ação emoliente e calmante da camomila e anti-inflamatória da melissa, além de calêndula, que auxilia na umectação da pele e fornece vitamina B5. “Desenvolvemos Physalis Baby para a rotina de cuidados daqueles que acabaram de chegar ao mundo. Sabemos do impacto, individual e social, que têm as interações entre os bebês e seus cuidadores e que desde muito cedo é possível vivenciar a escuta, o diálogo e a empatia”, resume Adriana Amiralian, Diretora de Marketing e Trade Marketing da Phisalia.

Com o objetivo de oferecer um cuidado específico para a higiene íntima infantil, a Mustela, lançou o Gel Higiene Áreas Delicadas, um dermocosmético natural que protege e alivia possíveis desconfortos da área íntima e delicada das crianças.

Marilla Mesquita, gerente de marketing da Mustela Brasil

“É uma novidade que veio para atender uma real demanda de cuidado específico para a higiene íntima infantil. Como pode ser usado diariamente, devido ao seu pH fisiológico, o nosso objetivo é que faça parte da rotina de higiene pessoal da criança, tornando esse processo de aprendizado o mais tranquilo possível para toda a família”, comenta Marilla Mesquita, gerente de marketing da Mustela Brasil. A composição traz tensoativos suaves e 97% de ingredientes naturais, além de  Perseose de abacate, ativo patenteado da marca que protege, hidrata e preserva a riqueza celular da pele, e aloe vera, que acalma as sensações de irritação e oferece conforto imediato e duradouro.

Sensorial valorizado

Fernanda observa que fórmulas limpas não devem significar a ausência de experiências sensoriais. “Use embalagens, formas, cheiros e experiências de uso do produto para envolver os consumidores”, recomenda.  “Embora o movimento limpo tenha sido inicialmente impulsionado por preocupações de segurança, vemos que está tomando uma nova direção no longo prazo, no qual as marcas de nicho e as de massa oferecerão produtos não apenas ‘limpos’ e seguros, mas também cada vez mais sensoriais e luxuosos”.

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros