Basf mostra tendência em pigmentos de embalagem
A embalagem tem um papel essencial na apresentação do produto, é o componente tangível, interfere na percepção do consumidor, sugere valor. Segundo Fabio Mestriner, especialista na área e professor da ESPM, ela é uma potente ferramenta de comunicação e deve ser usada pelas empresas para trabalhar pelo negócio.
“A embalagem não pode mais ser usada apenas para carregar e proteger o produto; deve ser aproveitada como uma ferramenta de marketing, veículo de comunicação e até mesmo elo de conexão com a internet”, diz o professor. Para ele, a embalagem é o veículo de mídia que atinge com a maior precisão, “fala com 100% dos consumidores”.
De acordo com o professor, mais de 90% dos produtos vendidos em supermercados não têm apoio de comunicação, dependem exclusivamente da embalagem para competir.
Tendências – Quem apresenta uma forma de se destacar nesse quesito é a Basf, que usa sua expertise para abrir novas possibilidades para seus parceiros.
Os pigmentos de efeito, de acordo com a empresa, trazem diferencial no ponto de venda e estão disponíveis para os mais diversos tipos de aplicações e resultados, como: efeito branco mais branco; efeito fosco com brilho na luz dirigida e possibilidade de efeito furta-cor; efeito com maior cromaticidade, pureza de cor e brilho; efeitos metálicos sem metal, com alto poder de tingimento; linhas de pérolas tradicionais e econômicas; e efeito espelho prata ou colorido.
Com um amplo portfólio de corantes e pigmentos de efeito de alta performance, a nova marca global da companhia, Colors & Effects, está organizada em uma abordagem voltada a indústrias de diversos setores, entre eles o de cosméticos e itens de higiene pessoal.
“A empresa apoia toda a cadeia produtiva no desenvolvimento das embalagens, desde o convertedor até o brand owner, com know-how técnico e de formulações de pigmentos, podendo criar cores exclusivas sob a demanda do cliente, seguindo as tendências globais”, diz Thaís Helena Alves, gerente do Industry Team Packaging.