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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Internacional RadarClean Beauty não é Green Beauty. Então o que é?

Clean Beauty não é Green Beauty. Então o que é?

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Um olhar mais atento à tendência de beleza limpa

Por Margaret Scarborough Greer

O que é beleza limpa? Será uma tendência que vai mudar o setor de beleza definitivamente?

Beleza limpa é uma tendência que está se tornando cada vez mais proeminente no setor de beleza, principalmente em países como o Japão.

“Limpo” é um termo bastante amplo, principalmente no setor de beleza, com muitas pessoas confundindo-o com beleza natural e verde. O ponto principal é que os consumidores desejam reduzir seu impacto ambiental, razão pela qual esse termo está recebendo mais atenção do que nunca.

Se você está pensando em ingressar no movimento de beleza limpa ou simplesmente quer ficar a par das principais tendências, é isso que você precisa saber sobre beleza limpa.

Beleza Limpa: Sobre o que é esse movimento?

Para que um produto se enquadre na categoria de beleza limpa, ele precisa se enquadrar em duas categorias importantes.

1. Contém ingredientes não tóxicos

Os produtos de beleza limpa não apresentam qualquer maior risco à saúde, porque contêm apenas ingredientes seguros e não tóxicos. Como um ingrediente é considerado seguro? Quando os ingredientes dos produtos de beleza são testados, geralmente eles recebem uma classificação de toxicidade entre 1 e 10, sendo 1 o menos tóxico. Para que um produto seja considerado limpo, os ingredientes não podem ter uma classificação superior a 3.

2. Os rótulos dos produtos listam todos os ingredientes

As marcas de beleza limpa são transparentes sobre todos os ingredientes de seus produtos e as definem claramente em seus rótulos. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer em termos de transparência, pois é fácil ocultar outros ingredientes sob um termo genérico, como fragrância. Os produtos de beleza limpos não apenas descrevem todos os seus ingredientes, mas também não enganam o consumidor usando chavões ou fazendo reivindicações que não podem cumprir.

Também deve ser dito que a beleza limpa também não significa que seus ingredientes sejam completamente naturais. Os produtos ainda podem conter ingredientes artificiais, eles simplesmente não podem ser tóxicos. Por exemplo, a maioria dos produtos de beleza precisa de conservantes para durar.

O principal objetivo do desenvolvimento de produtos de beleza limpos é eliminar o máximo de toxinas possível durante o processo de fabricação.

Também é de responsabilidade das marcas de beleza limpa educar os consumidores – algo que se encaixa no requisito de transparência.

Beleza Limpa vs. Verde e Orgânica

A beleza limpa pode parecer semelhante à beleza verde e orgânica, mas existem algumas diferenças. Só porque um produto não contém ingredientes inteiramente orgânicos não significa que possa ser rotulado como limpo. Produtos de beleza limpos certamente podem ser orgânicos, mas não precisam ser. Existem vários ingredientes artificiais que também são seguros.

Depois, há a beleza verde, que geralmente é associada a termos como vegana, ecológica e livre de atos de crueldade (por exemplo, exploração animal). A ironia é que um produto de beleza verde pode entrar em todas essas categorias, mas isso não significa que todos os ingredientes são seguros. Então, novamente, um produto de beleza limpo não precisa ser verde para estar limpo.

Consumidores e Beleza Limpa

Pesquisas mostram que os consumidores estão definitivamente mudando a maneira como avaliam as marcas e escolhem seus produtos cosméticos e de beleza. Definitivamente, existe um movimento em direção a produtos que são mais limpos e ecologicamente corretos, mas também há muitas informações mistas circulando em termos de ingredientes seguros e tóxicos.

Em muitos círculos, parabenos e lauril sulfato de sódio (SLS) recebem uma má reputação, mas há muitos profissionais que realmente não se importam com esses tipos de ingredientes, porque tudo depende de quem está usando o produto e quais são as instruções de uso.

Os ingredientes são uma escolha pessoal e os consumidores parecem ter opiniões conflitantes sobre as marcas limpas, verdes e orgânicas que você deve apoiar. Como a diferença entre verde, limpo e orgânico ainda é bastante obscura, pelo menos aos olhos do consumidor, o espaço de beleza limpa está realmente cheio de oportunidades, porque existem muito poucas marcas e produtos que realmente atendem aos requisitos de ‘limpeza’.

 

 

 

Fonte: Nixie

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