Biossance é vendida pela Amyris para grupo britânico por US$ 20 milhões
A marca mais lucrativa do grupo norte-americano e outras três etiquetas de beleza foram vendidas individualmente.
A empresa pediu recuperação judicial em agosto deste ano
Após entrar com um pedido de recuperação judicial em agosto deste ano, a Amyris, empresa de biotecnologia com grandes marcas em seu portfólio, como Rosie Inc. e Biossance, decidiu vender suas marcas individualmente – incluindo a famosa etiqueta de beleza limpa – em um leilão realizado pelo tribunal de falências de Delaware, nos Estados Unidos.
De acordo com o site The Business of Beauty, a Amyris vendeu sua marca mais lucrativa, a Biossance, para a empresa britânica de comércio eletrônico de beleza THG, anteriormente conhecida como The Hut Group, por US$ 20 milhões, o equivalente a R$ 98 milhões. A etiqueta representou 48% das vendas líquidas da Amyris no primeiro semestre deste ano.
Além da Biossance, outras três marcas de seu portfólio foram vendidas para empresas diferentes. A linha de produtos para bebês Pipette foi adquirida pela HRB Brands, uma empresa sediada em Connecticut conhecida principalmente por seus produtos de cuidados capilares, por um montante de US$ 1,75 milhão. A MenoLabs, uma etiqueta especializada em suplementos para cuidados com a menopausa, foi comprada pela empresa farmacêutica indiana Dr. Reddy’s por US$ 3 milhões. Já a marca de produtos para cabelos cacheados 4U By Tia, desenvolvida em colaboração com a artista Tia Mowry, foi comprada pela Scent Theory Products por US$ 600 mil.
Em outubro deste ano, Francisco Costa fez uma oferta de US$ 350 mil para recomprar a Costa Brazil, sua marca de produtos para pele, cabelos e fragrâncias fundada em 2018 e adquirida pela Amyris em março de 2021. Além da Costa Brazil, outras marcas subsidiadas pela empresa permanecem no portfólio da Amyris, por enquanto. Entre elas, a linha de beleza focada na menopausa Stripes, criada em parceria com a atriz Naomi Watts, além das marcas Rose Inc e JVN Hair, linhas de maquiagem e cuidados com os cabelos lançadas em parceria com a modelo Rosie Huntington Whiteley e o cabeleireiro Jonathan Van Ness, respectivamente.
Fonte: Vogue 04.12.2023