Higiene intensificada e maior tempo em casa ajudaram a reavivar o interesse das mulheres britânicas nas rotinas de cuidados da pele facial, com produtos de limpeza e hidratantes provando ser os vencedores da beleza, de acordo com as últimas pesquisas da Mintel.
Após uma queda no uso em 2018/19, a limpeza facial está de volta à moda. Nos últimos 12 meses, as mulheres britânicas que amam a beleza têm usado cada vez mais lavagens faciais, com o uso aumentando de 50% em 2019 para 55% em 2020. Também houve um aumento no uso de água micelar (de 25% para 29%) e o uso de tônico aumentou de 25% para 31%.
E não foi apenas a limpeza que testemunhou um aumento de COVID, a hidratação também provou ser popular. O uso de hidratantes diminuiu em 2019, quando as mulheres reduziram seus repertórios de beleza, mas 2020 viu uma popularidade renovada. Creme / loção de dia está provando ser a nata da cultura, já que o número de britânicos mergulhando neles disparou de 60% em 2019 para 67% em 2020. O uso de creme de noite também floresceu, aumentando de 44% para 47% no mesmo período.
A Mintel perguntou às mulheres sobre suas rotinas de beleza durante o bloqueio. No geral, 30% dos usuários de cuidados da pele facial disseram que se hidrataram mais desde o surto de COVID-19, (aumentando para 41% de 16-24 anos), enquanto um em cada cinco (18%) usuários de cuidados da pele facial passou mais tempo em sua rotina e um em sete (14%) usaram mais produtos de tratamento facial, como máscaras faciais. No geral, a atenção à higiene, incluindo a lavagem das mãos, aumentou significativamente no início de abril, quando 81% dos britânicos disseram que lavavam as mãos com mais frequência.
Os cuidados faciais femininos tiveram um crescimento em valor nos últimos anos, aumentando 1,4% em valor em 2019, chegando a £ 1,18 bilhões. As estrelas de desempenho incluem a limpeza (produtos de limpeza, tônicos e removedores de maquiagem) e segmentos de máscara facial – que tiveram um aumento de 9% no valor no ano que terminou em junho de 2020.
Roshida Khanom, Chefe de Beleza e Cuidados Pessoais, diz: “Nesta era da COVID, os consumidores buscam bem-estar físico e mental, e os cuidados com a pele facial têm se beneficiado dos benefícios de bem-estar de seguir uma rotina de beleza. O aumento significativo na lavagem facial e no uso de tônico facial em particular pode ser impactado por um foco maior na saúde e higiene durante a pandemia”.
“O uso obrigatório de máscaras em diversos locais públicos em 2020 pode aumentar as perspectivas de cuidados com a pele facial, com o desenvolvimento de novos produtos (NPD) em produtos para acalmar a pele irritada. As marcas de cuidados com a pele também podem estender suas linhas para lançar coberturas faciais confortáveis para reduzir problemas de pele. O aumento da higiene também apresenta oportunidades futuras de NPD para limpadores faciais suaves projetados para serem usados várias vezes ao dia, ou formatos de limpeza que podem ser usados em trânsito, enquanto a inclusão de alegações antibacterianas também pode ser atraente”.
A pele brilha quando o uso de maquiagem diminui
Embora os cuidados com a pele facial continuem sendo o foco das mulheres, houve uma queda de 5% nas vendas de cosméticos coloridos – caindo para £ 1,76 bilhão no ano passado. De fato, de acordo com a Mintel, o uso de maquiagem está em declínio, já que 55% das usuárias de cuidados com a pele facial reduziram a frequência com que usam maquiagem.
“Mesmo antes da pandemia, a categoria de cosméticos coloridos estava lutando porque as mulheres cortavam os gastos com maquiagem. As tendências de beleza coreanas beneficiaram a categoria de cuidados com a pele facial feminina nos últimos anos, com as mulheres reduzindo o uso de maquiagem para mostrar o trabalho árduo em sua pele. A pandemia pode muito bem ter desempenhado um papel significativo também com a diminuição da frequência de uso de maquiagem. Enquanto as mulheres davam um tempo à pele para não usar maquiagem, muitas recorreram aos cuidados com a pele para rejuvenescer a pele do rosto”, diz Rochida.
“O uso de maquiagem cairá ainda mais ao longo de 2020, à medida que as medidas de distanciamento social permanecem e trabalhar em casa se torna o normal para muitos. Produtos híbridos de maquiagem/cuidados com a pele, como cremes BB/CC, podem ter mais apelo, já que as mulheres diminuem o uso de base pesada”.